Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO À MULHER
Autores
LUANDA DE MOURA MENDES (Relator)
LIDIA SANTOS SOARES
THAYNÁ DE OLIVEIRA MOREIRA
WENDRE COELHO DE SOUSA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A atenção básica se norteia por princípios que consideram os aspectos do vínculo, a família e suas condições de vida e se configura como a porta de entrada do sistema e o contato preferencial com o usuário, sendo este o principal nível de atenção para desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde. O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que trata de processos que abrangem a participação de toda a população no contexto de sua vida cotidiana e não apenas das pessoas sob risco de adoecer. OBJETIVO: relatar as atividades realizadas na sala de espera e consultório de enfermagem, voltadas para a saúde integral da mulher, a partir de atividades de educação em saúde e coleta de preventivos em uma Estratégia Saúde da Família do município de Casimiro de Abreu/RJ. METODOLOGIA: As ações foram desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem do 9º período da Universidade Federal Fluminense, campus Rio das Ostras/RJ, durante o estágio supervisionado na atenção básica, bem como pela enfermeira e agentes comunitários de saúde. Foram realizados 80 preventivos nos dias 28/04 e 12/05/17 e uma ação educativa na sala de espera da unidade. As atividades educativas foram implementadas através de metodologias ativas e participativas, com utilização das dinâmicas do balão e do quadro interativo, bem como do álbum seriado. RESULTADOS: Os temas problematizados nas atividades educativas compreenderam o empoderamento das mulheres sobre a anatomia feminina, higiene íntima, prevenção do câncer de mama e colo do útero, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, dentre outras. Os discentes identificaram que apesar das usuárias terem consciência da importância da prevenção do câncer de colo e mama, ainda havia resistências e dúvidas quanto ao exame citopatológico e outras estratégias de rastreamento e prevenção, assim como também observou-se falta de informação sobre vários aspectos da saúde sexual e reprodutiva da mulher. CONCLUSÃO: As atividades desenvolvidas foram enriquecedoras para a formação acadêmica, pois possibilitaram o conhecimento e aprimoramento de competências/habilidades da enfermagem no cuidado integral à saúde da mulher. A ação relatada reafirma a relevância das atividades de educação em saúde implementadas no serviço, pois favorecem a criação de vínculo, o estabelecimento de uma relação de confiança e a promoção do autocuidado, refletindo em um melhor cuidado à saúde e na integralidade da assistência.