Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título INTRODUÇÃO A SAÚDE COLETIVA EM FACE À FORMAÇÃO, SUS E POLÍTICAS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
KARIM DO VAL ALONSO (Relator)
SUELI SOLDATI ABRANCHES
BEATRIZ CABRAL LEDO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Relato de experiência sobre o processo de ensino na disciplina de Introdução à Saúde Coletiva (ISC), curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal Fluminense. As abordagens e metodologias no ensino universitário, especialmente na área de saúde, exigem inovações para melhor compreensão dos marcos histórico-sociais e legislativos do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: descrever o processo ensino e aprendizagem em ISC que propicia aos estudantes a incorporação de mapas conceituais sobre o SUS e atenção primária em saúde. Metodologia: De 2011 a 2017, a disciplina desenvolveu-se pautada em metodologias ativas, dinamizando o ensino com seminários, portfólios, estudos dirigidos (EDs), visitas técnicas a Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), inquéritos com famílias e sistematização de dados, sob orientação docente e monitores. Resultados e discussões: foram realizados 11 seminários sobre o “desenvolvimento histórico-social das políticas de saúde no Brasil”, discutindo a assistência e estratégias de gestão; 4 EDs sobre o SUS, processo saúde-doença e políticas de saúde; elaboração de portfólios reunindo fotos e contextos teóricos abordados, além de debater as leis orgânicas que regulamentam o sistema de saúde; e visitas técnicas à Unidade de ESF, aliando a disciplina a prática. Produções: caderno de atividades sobre a constituição do SUS, compilação de dados sobre os determinantes sociais que impactam no processo saúde-doença das famílias, sistematização de ecomapa e genograma, socializados em debate. Conclusão: A concepção dos discentes acerca das questões de saúde coletiva favoreceu a discussão da teoria em face à prática, (re) significando as dimensões do cuidado em enfermagem. Referências: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. MATTOS, Ruben Araujo de. Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a humanização das práticas de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n 1, p. 771-780, 2009.