Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A EXPERIÊNCIA COM A CRIAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE CUIDADOS PALIATIVOS: TRANSPOSIÇÃO DE DESAFIOS
Autores
SARAH GAZARRA FERREIRA SILVA (Relator)
DANIEL RODRIGUES PEREIRA
JOYCE ASSUNÇÃO BARROS
RAQUEL LIMA DORNFELD
CARLA MARIA SILVANO
LEILA APARECIDA KAUCHAKJE PEDROSA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Sabe-se que as ofertas de disciplinas de cuidados paliativos (CP) nas matrizes curriculares dos cursos da área de saúde são incipientes e diversos autores recomendam a inserção destes conteúdos. Como forma de preencher esta lacuna, atividades extensionistas e de ensino são estratégias adequadas para sanar esta falta. Cuidados paliativos focam no indivíduo portador de enfermidade ameaçadora da continuidade da vida, necessitando ser compreendido como ser ativo, com direito à informação e autonomia. Objetivo: Relatar as dificuldades e facilidades da condução de uma Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) em uma instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Relato de experiência sobre a condução da LACP de uma IES do interior de Minas Gerais. Resultados: Fundada em outubro de 2015, a LACP oferece aos participantes uma forma de apreender sobre CP de forma dinâmica e interativa, introduzindo um recurso palpável, favorecendo a discussão de assuntos pertinentes. Dentre as dificuldades encontradas, ressalta-se a disposição de profissionais e docentes que abordem amplamente as temáticas propostas. Não raras vezes, a diretoria necessitou se aprofundar, autodidaticamente, em determinados tópicos, compartilhando o aprendizado com os participantes. Isto resulta em um aprimoramento superficial, que, embora tenha seu valor, alinha-se mais com a construção mútua de saberes do que com uma atividade acadêmico-científica. Não obstante, observa-se um progressivo interesse dos acadêmicos e dos profissionais. Estes últimos têm procurado a LACP para compreender mais sobre CP e afirmam a necessidade do aprendizado para um melhor cuidado. Obtivemos feedbacks positivos em relação aos encontros, principalmente quando abordamos situações que aproximam a teoria com prática. Conclusão: A LACP configura-se como ferramenta de contribuição para o ensino e excelência na formação profissional. A mudança do paradigma de cuidado ao final da vida é condicionada pela formação inclusiva e abrangente de recursos humanos em saúde cujo compromisso com a dignidade da vida humana seja ampliado e sedimentado na prática.