Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título GESTÃO HOSPITALAR: AS INTERFACES DOS SERVIÇOS FRENTE A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA
Autores
EDITH MONTEIRO DE OLIVEIRA (Relator)
DENIZE DUARTE CELENTO
CAMILA ALVES MACHADO
FRANCIELI NASCIMENTO DE SOUZA
RUBENS PEREIRA DE SOUZA JÚNIOR
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Considerando o Hospital como uma Instituição complexa, com densidade tecnológica intrínseca, de natureza multiprofissional e interdisciplinar, incumbido pela assistência de clientes em estado agudo ou crônico, e alicerçado numa gestão de qualidade, que buscam estratégias para melhoria das ações em saúde, foi criado pela Direção Geral do principal Hospital Geral de Ensino da Região Centro-Sul Fluminense, o Núcleo Integrado de Monitoramento Hospitalar , um órgão-consultor com visão sistêmica que compreende a unicidade do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Segurança do Paciente, coordenados por profissionais de enfermagem. O presente estudo tem por objetivo analisar o Núcleo Integrado de Monitoramento Hospitalar, compreendendo a integração dos serviços envolvidos e a interface destes no que tange a complexidade e a qualidade nas ações em saúde. Trata-se de um estudo analítico descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam para o surgimento de um novo modelo das ações pautada na integração no que tange o pensar e agir, fundamentado numa gestão compartilhada, com responsabilidades divididas e a articulação multiprofissional, com vistas ao estímulo contínuo a colaboração dos envolvidos no processo. Apoiando o processo de comunicação do Hospital, de forma oportuna, completa, precisa, sem ambivalência e assimilada por todos. A efetividade da comunicação nas instituições de saúde reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria de segurança do paciente. Assim sendo, a promoção de encontros, o dialogo durante as inspeções diárias nos Setores, objetiva a compreensão conjunta da realidade do Hospital, oportunizando a contribuição na solução dos problemas, e sobretudo, identificando questões emergentes, que necessitam da atenção de todos. Diante dos resultados, podemos concluir a importância do trabalho multidisciplinar na otimização das informações e registros em saúde, viabilizando a intervenção e a tomada de decisão precoce e assertiva prezando assim a qualidade do serviço prestado.