Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA ACADÊMICA: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS QUE VISAM ATUAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autores
LARA ABREU RIBEIRO ALVES (Relator)
ALEXANDRE TADASHI INOMATA BRUCE
CAMILA CARLOS BEZERRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica em enfermagem é um elo eficaz entre professores e acadêmicos na busca pelo desenvolvimento de habilidades teórico-práticas, por proporcionar aperfeiçoamento de competências, propiciando a criação do olhar crítico e holístico frente às várias faces do processo de docência, além de possibilitar durante o período de formação, que o acadêmico atue e contribua com ações de ensino-aprendizagem (BEZERRA et. al, 2014). O programa de monitoria do curso de enfermagem para Saúde Coletiva I visa inserir acadêmicos nas atividades de docência no âmbito de ensino superior, tais como: orientação, auxiliar na correção de exercícios escolares, planejamento de ações e acompanhamento das aulas práticas nas unidades de saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência acerca do processo de ensino-aprendizagem para formação de enfermeiros. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria da disciplina de Saúde Coletiva I, vivenciada por graduandos da Escola de Enfermagem de Manaus, durante o período letivo 2016/2. RESULTADOS: O exercício da monitoria contribuiu de forma significativa para construção do conhecimento teórico-prático sobre a atenção primária à saúde, assim como na vivência de novas experiências, ao possibilitar o acompanhamento de aulas teóricas e práticas ministradas pelos docentes. Para o curso de Enfermagem, o aluno-monitor, é o acadêmico que, interessado em se desenvolver em determinada área de atuação profissional, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e, junto a ela, realiza pequenas tarefas ou trabalhos, que contribuem para o ensino, a pesquisa ou o serviço de extensão relacionados a ela, bem como na decisão futura de atuação nessa área profissional. CONCLUSÃO: Os conhecimentos construídos junto ao professor orientador e aos alunos monitores são somas à formação acadêmica, revelando novas possibilidades para o monitor. Com isso, a monitoria serve para despertar vocações e preparação para o futuro profissional do acadêmico.