Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRATAMENTO DE HIPERTENSOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO PARÁ
Autores
ALOMA SENA SOARES (Relator)
MALENA DA SILVA ALMEIDA
IARA SAMILY BALESTERO MENDES
MÁRCIA CRISTINA SOUZA RODRIGUES
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde consiste no compartilhamento de saberes entre os usuários e os profissionais da saúde, principalmente os de enfermagem, a qual utiliza a cultura como meio de obter e de transmitir informações, assim estabelecendo uma aproximação entre o educador e educando. A equipe que compõe a Estratégia Saúde da Família possui recursos como a Educação em Saúde para promoção da adesão ao tratamento não farmacológico de doenças crônicas como a hipertensão arterial sistêmica (HAS), recursos que devem estimular o bom relacionamento usuário/profissional e favorecem a corresponsabilidade no tratamento. Entre as medidas não farmacológicas que contribuem para o controle e prevenção das complicações da HAS há a diminuição do consumo de álcool, o controle da obesidade, a dieta equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a interrupção do tabaco (OLIVEIRA et al., 2013). OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em uma ação educativa sobre tratamento não farmacológico da doença hipertensiva arterial. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, baseado nas vivências de estudantes de enfermagem em uma Unidade de Saúde da Família, na cidade de Belém, em uma ação educativa alusiva a HAS, a qual utilizou uma roda de conversa para esclarecer o tema com o auxílio de cartazes com imagens e uma dinâmica lúdica de alongamento corporal. RESULTADOS: A ação obteve alto nível de participação dos 10 usuários presentes, os quais durante a roda de conversa expuseram dúvidas e anseios sobre a doença. Assim como, durante a atividade lúdica, as acadêmicas observaram a ausência de exercício no cotidiano, principalmente no das mulheres, pois estas, além de relatarem isso, tiveram dificuldade de realizar alguns alongamentos. A ação foi reconhecida pelos pacientes como positiva, no que se refere ao repasse de informações de quais são os tratamentos não farmacológicos ideais e possibilitou sensibilizar estes acerca da realização de atividades lúdicas na terapia não medicamentosa da HAS para o controle da pressão arterial. CONCLUSÃO: Diante disso, a metodologia da Educação em Saúde mostrou-se eficiente e eficaz para que os hipertensos percebam que o tratamento da HAS inclui alterações no estilo de vida e medicação específica. REFERÊNCIAS: Oliveira, T. L., Miranda, L. D. P., Fernandes, P. D. S., Caldeira, A. P. Eficácia da educação em saúde no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. Acta Paul Enferm, v. 26, n. 2, p. 179-84, 2013.