Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A INFLUÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Autores
JULIANE CONCEIÇÃO COSTA RIBEIRO (Relator)
ANA KEDMA CORREA PINHEIRO
BRUNO MESQUITA MAIA
MAIRA CIBELLE DA SILVA PEIXOTO
MARINA MARIA GUIMARÃES BORGES
NÁDIA PINHEIRO DA COSTA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas (LA) são entidades formadas por discentes, de diferentes anos da graduação, sob a supervisão de um profissional, objetivando incentivar o estudo de determinada área, em paralelo ao desenvolvimento de projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tradicionalmente as LA eram formadas por estudantes de medicina, mas esse panorama vem mudando principalmente pelo consenso global sobre a importância do atendimento multiprofissional e interprofissional a população. A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) foi uma das primeiras ligas no Estado a abrir espaço para discentes de outros cursos, favorecendo esta interação desde o início da formação. Atualmente a LAGGEPA conta com 16 discentes de enfermagem, sendo o segundo curso com maior número de ligantes. OBJETIVO: Relatar a vivencia dos acadêmicos de enfermagem, integrantes da LAGGEPA. METODOLOGIA: Relato de experiência dos ligantes, discentes de três Universidades do Município de Belém/PA, durante o período de maio de 2015 a maio de 2017. RESULTADOS: Durante este período os acadêmicos participaram de projetos de pesquisa, ensino, extensão, estágios e organização de eventos científicos, voltados a Geriatria e Gerontologia. As atividades possibilitaram experiências que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional. Os discentes relataram satisfação e reconhecimento da relevância da LA em suas vidas acadêmico-profissional, onde os aprendizados acerca do envelhecimento e do ser idoso, sadio ou patológico, vêm sendo bem explorado, possibilitando esclarecimentos sobre o assunto. CONCLUSÃO: A LAGGEPA proporciona melhor interação multiprofissional e conhecimento sobre a atuação da enfermagem gerontológica, oportunizando a aquisição de experiências para a vida acadêmico-profissional. REFERÊNCIAS: SILVA, S. A.; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira De Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 410-425, jul/set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2017.