Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS ACADÊMICAS E ASSISTENCIAIS NO CUIDADO AO IDOSO NO PROGRAMA HIPERDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
EBERSON LUAN DOS SANTOS CARDOSO (Relator)
ANA ROSA BOTELHO PONTES
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O programa HIPERDIA é uma estratégia que busca o acesso e acolhimento de usuários, principalmente idosos, acometidos por hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM), com vistas a garantir o diagnóstico e vinculação dos mesmos aos serviços de saúde, possibilitando o tratamento, acompanhamento, a promoção, reestruturação e garantia de um atendimento resolutivo e qualificado. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de práticas assistenciais aos idosos cadastrados no programa HIPERDIA. Metodologia: Trata-se de um relato das experiências vivenciadas por meio das aulas da atividade curricular Semi-Internato em Saúde Coletiva, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará, no período de maio a junho de 2017, em uma unidade de saúde de Belém (PA), com enfoque no atendimento aos idosos portadores HAS e DM, de ambos os sexos, cadastrados no programa acima citado, sob a supervisão de uma enfermeira docente. Resultados: Foram desenvolvidas atividades baseadas na consulta de enfermagem sistematizada (BRASIL, 2013), visando primeiramente o acolhimento e estabelecimento de vínculo. A abordagem aos usuários foi integral, priorizando o exame físico e antropométrico completo, controle da glicemia plasmática, pressão arterial e orientações individuais sobre autocuidado e as doenças crônicas, sendo solicitados exames laboratoriais quando necessários. Diante dos problemas identificados, houve a intervenção da enfermagem e feitos encaminhamentos a equipe multiprofissional. Em todos os atendimentos de enfermagem foram priorizadas as orientações para a prevenção e promoção da saúde da pessoa idosa, embasadas nas necessidades e problemas evidenciados. Conclusão: As experiências vivenciadas forneceram importantes aprendizados à formação profissional, possibilitando a integração da teoria e prática, e corroboraram a necessidade de adaptação/capacitação do enfermeiro para construção de estratégias de intervenções no cotidiano do idoso com doenças crônicas, visando a melhoria da qualidade de vida dessa população, inserindo o usuário no processo terapêutico, enfatizando sua capacidade de se tornar o protagonista da sua saúde. Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 160p. (Cadernos de Atenção Básica, n.36).