INTRODUÇÃO: Os eventos científicos vêm se consolidando como um importante espaço de dinamização e discussões sobre determinada temática, promovendo a integração do ensino e o desenvolvimento de conhecimento científico. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicos do Curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade privada de Belém/PA, a partir da organização de um evento científico. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência de um grupo de discentes, a partir da organização da “Semana Azul: prevenção contra o Diabetes Mellitus”, realizado em novembro de 2015 e novembro de 2016. RESULTADOS: Durante este período os acadêmicos organizaram 10 palestras, dentre elas, 2 foram ministradas por endocrinologistas, 2 nutricionistas, 1 farmacêutico, 1 psicólogo e 4 por enfermeiros que trabalham no programa HIPERDIA, além disso, promoveram ações de educação em saúde para acadêmicos (não pertencentes à área da saúde) e comunidade local, por meio de orientações sobre o que é o DM, os tipos existentes e complicações. Após a explanação, os participantes eram convidados para um jogo com perguntas e respostas. CONCLUSÃO: A experiência na organização do evento contribuiu positivamente na formação dos acadêmicos, além de oferecer à comunidade de forma geral as informações necessárias sobre o DM, proporcionando ampla discussão e conhecimento sobre o assunto. REFERENCIAS: FAVARO, D. T. et al. Grupos educativos para o controle de hipertensão e diabetes mellitus: revisão integrativa de literatura. Arq. Ciência e Saúde, São Paulo, v. 24, n 1, p. 07 – 14, jan/mar. 2017. Disponível em: http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/534/250.Acesso em: 27 mai. 2017. PAZ, J. R.L. et al. A importância da organização de eventos acadêmicos na formação do biólogo: a iniciativa do Biovertentes. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 51-60, jan/jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2017. |