Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM POR MEIO DAS METOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: A REALIDADE DA UFS, CAMPUS LAGARTO, SERGIPE
Autores
RENATA RAMOS MENEZES (Relator)
THAÍS SANTOS DE MATOS
SHIRLEY VERÔNICA MELO ALMEIDA LIMA
MARIA INÊZ OLIVEIRA ARAÚJO
GLEBSON MOURA SILVA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Os modelos de aprendizagem ativa apoiam-se na pedagogia crítica, e tem o propósito de utilizar situações-problema, como um estímulo para adquirir conhecimentos e habilidades. Nessa perspectiva, os cursos de graduação em Enfermagem são estimulados a investir em inovação metodológica do processo de formação, tendo as metodologias ativas como aposta de ofertas de vivências na realidade social ao enfermeiro. Objetivo: Compreender as concepções dos discentes do curso de Enfermagem sobre a utilização das metodologias ativas como caminho para a formação de um profissional, capaz de atuar nos serviços e na comunidade, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo com a participação de 157 alunos, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto, entre os meses de julho de 2015 a junho de 2016. As informações foram coletadas por meio de um questionário estruturado e validado, analisado por estatística simples com uso do Excel para os dados quantitativos, e inferência e interpretação para as informações qualitativas. Foram asseguradas a confidencialidade e a privacidade das informações. Resultados: A partir dos dados obtidos, 142 (90,44%) estudantes afirmaram que as estratégias de ensino nas atividades do curso facilitam a aprendizagem; 21,42% responderam que há uma sobrecarga que dificulta na fixação; 133 (84,71%) afirmaram que as estratégias de ensino facilitam a relação entre conteúdos abordados e atividades do curso; 141 (89,80%) responderam que as estratégias de ensino estimulam a participação em grupos; 62 (39,49%) relataram que o pouco tempo/carga horária excessiva são dificuldades para desenvolver ações na formação. Conclusão: Foi possível inferir a importância das metodologias ativas e as suas bases teórico-conceituais para a formação do enfermeiro. Não obstante, seja perceptível a necessidade de uma melhor organização curricular, compromisso e responsabilidade dos estudantes e instituição de ensino, pois reflete no processo de ensino-aprendizagem. Referências: BACKES, D. S.; GRANDO, M. K.; GRACIOLI, M. A. S. et al. Vivência teórico-prática inovadora no ensino de enfermagem. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2016. DIAZ-BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.