Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DE GESTÃO EM ENFERMAGEM
Autores
KAMANDA SABINO BATISTA (Relator)
KELLY CRISTINA DA COSTA SOARES DE AZEVEDO
MARIA BERNADETE DE SOUSA COSTA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
A comunicação é um elemento do perfil gerencial do enfermeiro que, quando feita de forma clara e eficiente, permite a identificação de problemas individuais e coletivos da população e a aproximação do enfermeiro a sua equipe e demais profissionais. Este estudo objetiva averiguar o conhecimento produzido sobre a importância do processo comunicativo no trabalho gerencial do enfermeiro em diferentes contextos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca das publicações nacionais sobre comunicação na enfermagem no período 1998 a 2011, na base de dados eletrônicos da literatura LILACS e MEDLINE e registrados em instrumento específico. Dentre os trabalhos coletados comprovou-se 18 publicações que abordaram: Relação entre Comunicação e Gerência(6), Comunicação e Gerência no Âmbito Hospitalar(6), Comunicação e Gerência em UBS(4) e Comunicação e Gerência com foco no paciente (2). Considerando que a produção de conhecimento sobre comunicação pode contribuir para o trabalho de gestão do enfermeiro, estudiosos apontaram falhas nesse processo, principalmente entre o enfermeiro líder e sua equipe, dificultando o desempenho nos diversos contextos. Com base na literatura pesquisada, apreende-se a comunicação como uma forma de interação, um meio de entendimento entre as pessoas e um instrumento para transmitir informações de modo verbal. Entende-se que a comunicação deverá ser clara, a fim de integrar a equipe e garantir objetivos e metas em comum, a fim de favorecer um diálogo efetivo entre a equipe multiprofissional. Vale salientar a importância da comunicação para assegurar qualidade à passagem de plantão e à continuidade da assistência, como se dá a comunicação no papel gerencial e seus resultados positivos interprofissional e entre profissional e cliente. Este estudo também revelou que para ser exercida uma gerência de qualidade é necessário ao enfermeiro manter uma boa comunicação com todos os indivíduos que fazem parte do seu cenário de prática e inovar cada vez mais para alcançar resultados promissores. Portanto, considerando os dados encontrados nesta revisão bibliográfica, percebeu-se a necessidade de mais pesquisas com ênfase na comunicação e gerenciamento, visto que foram encontradas poucas publicações, deixando uma lacuna na literatura. BROCA, P. V; FERREIRA, M. A. Equipe de enfermagem e comunicação: Contribuições para o cuidado de enfermagem. REBEN, v.65, n.1, 2012.