Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PET GRADUASUS ENFERMAGEM UFTM: DESAFIOS DE PROCESSOS EM CONSTRUÇÃO SEGUNDO PRECEPTORES, TUTORES E DISCENTES
Autores
FABIANO HENRIQUE OLIVEIRA SABINO (Relator)
DAIANE ALMINDA MARIETA TORRES
RYANNE AGNES SOUZA SILVA DE OLIVEIRA
JÚLIA CRISTINA MOLINA SILVEIRA
FERNANDA LEMOS LAZARINI
JUREMA RIBEIRO LUIZ GONÇALVES
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Considerando o Projeto Político Pedagógico (PPP), a discussão de sua elaboração se faz necessária constantemente, com intuito de resgatar, re(considerar), re(fazer) e re(tocar) o caminhar do processo formativo de enfermeiros que possuam perfil crítico, reflexivo e ético.Objetivos: Promover a discussão do PPP do curso de graduação em enfermagem UFTM, segundo as diretrizes curriculares nacionais para a formação de recursos humanos e atendimento de necessidades da rede de saúde. Metodologia: Consideramos nesse relato de experiência, as vivências e impressões dos participantes do PET GraduaSUS . Utilizamos como estratégia: o projeto, reuniões grupais, semanais, para discussão da proposta do PET, do PPP, da grade curricular e metodologias de modo a identificar lacunas, demandas do serviço e comunidade. Resultados: Aspectos inerentes às necessidades da rede de saúde e comunidade e do corpo docente foram identificadas e mapeadas para possibilidades de melhoria, como contratualizações, formação para liderança e em gestão de saúde e a troca de saberes assim como a interdisciplinaridade e trabalho em equipe multi e interprofissional. Conclusão: A construção deste processo coletivo vêm trazendo grandes progressos para o ensino em saúde (mudança curricular, organização do ensino-serviço-comunidade e articulação entre preceptores e tutores) de modo a contribuir para a reorganização e reorientação da assistência em saúde.