Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O USO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS USUÁRIOS DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
ALICE DAYENNE MORAES (Relator)
GIOVANA KARINA LIMA ROLIM
LAIS CRISTINA PEREIRA DA COSTA GOMES
JACKLINE LEITE DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As tecnologias educativas são caracterizadas como estratégias que facilitam o ensino e aprendizagem sobre determinado tema. Podem ser destacados como esse tipo de tecnologias: cadernetas, manuais, cartilhas, vídeos, entre outros. Assim, o uso desses recursos na área da saúde pode contribuir para a promoção da saúde, prevenção de doenças dos usuários e auxiliar no processo de educação em saúde, além disso, esta ferramenta educativa permite uma abordagem mais dinâmica e interativa favorecendo o aprendizado. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos na utilização de folder e cartaz como tecnologias educativas em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de Enfermagem em uma Estratégia de Saúde da Família. Neste local, os mesmos puderam desenvolver duas tecnologias educativas voltadas aos temas: prevenção de febre amarela e higienização das mãos. A primeira foi um folder sobre as formas de prevenção de Febre Amarela e a abordagem foi por meio de uma conversa informal com pequenos grupos de usuários. A segunda, sobre higienização das mãos, foi através da confecção de um cartaz e dinâmica com tintas ensinando sobre a técnica e importância dessa prática. RESULTADOS: A partir da utilização dessas tecnologias, pode-se perceber que os usuários foram mais participativos, visto que os mesmos realizaram perguntas sobre os temas, deram atenção aos acadêmicos durante as conversas e relataram a importância dessas ações para sua saúde. CONCLUSÃO: Nesse sentido, nota-se que o uso de tecnologias educativas em detrimento dos métodos antigos é eficiente no processo de educação em saúde, visto sua característica de facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Assim, incentiva-se que os profissionais de saúde, sobretudo os Enfermeiros por serem os principais educadores na área da saúde, se apoderem desses recursos e, dessa forma, possam promover educação em saúde com mais eficiência e qualidade. REFERÊNCIA: ÁFIO, A. C. E. et al. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Northeast Network Nursing Journal, v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 Mar 2017.