Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
MIRELLY TAVARES FEITOSA PEREIRA (Relator)
ALEXANDRE TADASHI INOMATA BRUCE
REBECA SAMPAIO LIMA
BEATRIZ FRANÇA ALENCAR
ESRON SOARES CARVALHO ROCHA
GIRLANY TAVARES FEITOSA PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Compreende-se por monitoria uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica nas universidades, nesse sentido, será apresentada a importância para os acadêmicos monitores e monitorados, destacando os ganhos proporcionados pela atividade acadêmica. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicos monitores e monitorados durante a disciplina de Saúde Coletiva I, ofertada no segundo semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ressaltando a importância da monitoria durante a formação de ambos, sua relevância como atividade que proporciona condições facilitadoras ao desenvolvimento de habilidades, aptidões e potencialidades necessárias na formação no curso de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado através da disciplina de Saúde Coletiva I sob a ótica de acadêmico monitor e acadêmicos monitorados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Sob a supervisão do professor orientador, o monitor auxiliou os acadêmicos monitorados no decorrer dos conteúdos, percebeu-se uma grande interação nas discussões relacionadas a disciplina, consequentemente um maior conforto dos monitorados com seus questionamentos aos monitores, havendo um maior aproveitamento na aprendizagem. Vale ressaltar que as atividades de monitoria são oportunidades que estudantes de graduação de Enfermagem da UFAM têm para aprimorar seus conhecimentos, uma forma de incentivo ao aprendizado entre os monitores, que buscam maior conhecimento para vivenciar à docência, e os monitorados que podem aprender com os próprios colegas de curso que já vivenciaram a disciplina. Além disso, é uma forma de contribuir com a qualidade do ensino, uma vez que se configura em um auxílio no processo de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: O programa de monitoria é uma atividade que contribui para a melhoria do ensino superior e do curso de Enfermagem, pois dessa forma é possível fortalecer o conhecimento e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Além disso, a oportunidade de vivenciar esta realidade proporciona aos acadêmicos monitores e monitorados uma maior interação entre os acadêmicos de enfermagem que aprendem que podem contar uns com os outros desde a graduação e levar a experiência para a vida profissional. REFERÊNCIAS: Assis FD, et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. Enferm. Uerj, 2006; jul.-set;14(3):391-397.