Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A HANSENÍASE NAS ESCOLAS EM CUIABÁ, MATO GROSSO
Autores
ALAN MAIQUE RIBEIRO FERNANDES DA COSTA (Relator)
ARISSA EMI TANAKA
NATRÍCIA PILAR CARDOSO BLANK
SABRINA EDVIRGES GARCIA SILVA
BRUNA HINNAH BORGES MARTINS DE FREITAS
FABIANE BLANCO E SILVA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A educação em saúde é uma estratégia que visa integrar o conhecimento comum e o científico, proporcionando aos atores do processo uma visão crítica, participativa e emancipada. Além, de propiciar conexão com ideias, empoderamento comunitário e transformação do cenário atual, no sentido de construção e expansão de novos saberes. Essa estratégia tem sido recomendada no campo da hanseníase, condição infectocontagiosa crônica hiperendêmica em Mato Grosso, que pode induzir a deformidades e incapacidades físicas se não diagnosticada precocemente e tratada oportunamente. Acredita-se que, a educação em saúde sobre a temática pode proporcionar aos indivíduos a oportunidade de construir conhecimentos com vistas à demanda espontânea aos primeiros sinais da doença, à promoção e manutenção da saúde. Objetivo: relatar a experiência de docentes e discentes na aplicação de oficina educativa sobre hanseníase nas escolas. Método: trata-se de um relato de experiência acerca da intervenção em saúde realizada com adolescentes de 10 a 14 anos, cursando do 5º ao 9º ano e matriculados nas escolas estaduais do município de Cuiabá, Mato Grosso. Resultados: a oficina educativa foi desenvolvida por meio de um roteiro, com duração de 2 horas, que abordava o conceito da hanseníase, os medos, as dúvidas, os sentimentos, a classificação, os sinais e sintomas, a transmissão, o diagnóstico e o tratamento. Foram utilizados como recursos: técnica de dinâmica do quebra-gelo, da face, do semáforo, do verdadeiro ou falso e do feedback (técnica do mosaico). Vislumbra-se, por meio das falas dos participantes, que estas técnicas aplicadas na educação em saúde com adolescentes promoveram a construção e/ou melhora do conhecimento, permitindo a compreensão acerca dos aspectos gerais da hanseníase, sobretudo por se tratar de uma abordagem lúdica, tornando a intervenção mais atrativa para esse público especificamente. Como preconizado, as oficinas propiciaram ambiente de troca de saberes, onde os adolescentes colocavam seus medos, opiniões e conhecimentos, incorporando novos conceitos e edificando seus saberes. Conclusão: Conclui-se que as oficinas aplicadas apresentaram um impacto positivo na comunidade escolar, uma vez que os adolescentes participaram ativamente do processo, no qual se verificou construção do conhecimento e a quebra de estigmas socialmente construídos, promovendo a emancipação dos sujeitos no que tange a hanseníase.