Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO INTERDISCIPLINAR SER ENFERMEIRO
Autores
ALESSANDRA INAJOSA LOBATO (Relator)
SARAH MACIEL INAJOSA
CLODOALDO CHAVES DE MELO JUNIOR
LIZANDRA LEAL DE SOUSA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As abordagens pedagógicas na perspectiva da interdisciplinaridade podem aproximar o educando da realidade. A interdisciplinaridade é o exercício de alguma coisa que se faz entre um objeto voluntarista (objeto que acreditamos fazer, temos vontade de fazer, uma espécie de estímulo para fazer) e, ao mesmo tempo, é qualquer coisa que vai acontecendo, está sendo feita, quer queiramos ou não. Objetivo: Apresentar a profissão de Enfermagem aos concluintes do ensino médio da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, chamando a atenção para a diversidade da profissão e a inserção no mercado de trabalho. Metodologia: Relato de experiência do projeto interdisciplinar desenvolvido por acadêmicos e docentes do 3º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá. Resultados: Participaram do projeto 660 pessoas, as atividades desenvolvidas foram: palestras de sensibilização com temática voltada para saúde pública, avaliação de IMC e pressão arterial, também com orientações sobre obesidade e sedentarismo, exposição de peças anatômicas, bem como, explanação da fisiologia dos órgãos do corpo humano. Conclusão: Dentre as avaliações realizadas em relação ao IMC dos adolescentes e jovens, foi identificado que 54% estão com o peso ideal segundo a classificação em relação ao IMC pelo Ministério da Saúde, porém 26,89% apresentou índice de baixo peso o que nos instiga a realizar a exposição de tais dados e realizar sensibilização de combate à desnutrição visto que pode contribuir com vários fatores negativos, um dele e o baixo aprendizado. Referências: GATTÁS, Maria Lúcia Borges; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. A interdisciplinaridade na educação. Northeast Network Nursing Journal, v. 8, n. 1, 2016. GUBERT, Edilmara; DO PRADO, Marta Lenise. A prática pedagógica na educação profissional em enfermagem: desafios para a interdisciplinaridade. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 285-95, 2011.