Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Autor
LEONARDO BEZERRA DE OLIVEIRA (Relator)
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Ao relacionar a concepção de educação com a profissão de enfermagem, faz-se necessário a promoção permanente de atividades efetivas de ensino durante seu processo de trabalho, fundamentadas na conscientização do valor da educação com o compromisso para o crescimento pessoal e profissional, visando melhorar a qualidade da prática profissional e assistência à saúde prestada. Logo, a utilização de encontros de capacitações pontuais contextualizadas com a realidade da comunidade e do serviço devem ser instituídas/oferecidas aos profissionais da saúde, como forma de garantir um modelo assistencial de saúde embasado na reflexão crítica do cotidiano. OBJETIVO GERAL: Relatar a relação da enfermagem e a educação permanente, baseados numa experiência vivenciada na implementação de um encontro de capacitação da equipe de enfermagem do Hospital e Maternidade Santa Terezinha (Tangará/RN), intitulada “Encontro de atualização em enfermagem: um instrumento de educação permanente na busca de melhorias na qualidade da atenção a saúde prestada”. METODOLOGIA: Apresenta abordagem descritiva-qualitativa por tratar de temas relacionados à subjetividade e descreve fatos de uma determinada realidade vivenciada na construção e implementação de um plano metodológico de capacitação desenvolvido junto ao Hospital e Maternidade Santa Terezinha, situado no município de Tangará/RN. RESULTADOS: O encontro de educação permanente realizado com a equipe de enfermagem teve ótima aceitação e avaliação pelos participantes, sendo sugeridos a continuidade de atividades dessa natureza. A troca de experiências foi extremamente importante e lucrativa para ambos, uma vez que, os ouvintes trouxeram seus conhecimentos prévios e sua vivência/relacionamento entre eles e a população. Já o proponente da capacitação, conseguiu aprimorar os conhecimentos com embasamento científico, diante das doenças/agravos abordados pelo Ministério da Saúde, mantendo como direcionamento a melhoria do trabalho desempenhado pela equipe de enfermagem e consequentemente, a promoção de uma assistência à saúde da população com qualidade. CONCLUSÕES: A vivência favorável e positiva da experiência piloto de implementação de um plano de capacitação para equipe de enfermagem possibilitou verificar in loco os efeitos benéficos da ação, sugerindo que o processo de educação permanente por meio de atividades dessa magnitude seja prioridade da gestão em saúde. Descritores: Saúde. Enfermagem. Educação Permanente.