Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título OLHAR DE ACADÊMICOS SOBRE A ASSISTÊNCIA DE UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM BELÉM, PARÁ
Autores
MANOEL VITOR MARTINS MARINHO (Relator)
DANIELE RODRIGUES SILVA
SAMANTHA MODESTO DE ALMEIDA
KETHULLY SOARES VIEIRA
JACKLINE LEITE DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo assistencial de atenção básica reorganizado, que funciona com atuação de equipes multiprofissionais. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), cada equipe pode atender no máximo 4000 habitantes e é composta por, no mínimo: médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). OBJETIVO: Objetiva-se identificar entraves para efetividade do serviço prestado pela ESF Pirajá. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo do tipo relato de experiência. A experiência deu-se em uma ESF de Belém, Pará – no período de 05 de abril a 19 de abril de 2016, durante aulas práticas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará. Na unidade, funcionam 4 equipes de Estratégia Saúde da Família. RESULTADOS: Identificou-se, durante as aulas na Unidade, dificuldade de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e idosos; déficit no acolhimento às demandas espontâneas; limitação da assistência aos Programas Saúde do idoso, do Homem, Proame e planejamento reprodutivo. Também foi possível realizar Visitas Domiciliares (VD)– ferramentas para consolidação da atenção primária, segundo a PNAB– a duas idosas da área, proporcionando conhecer os determinantes sociais da comunidade e a dinâmica de Consulta de Enfermagem (CE) no domicílio. CONCLUSÃO: É dever dos profissionais da saúde ir ao encontro das necessidades reais de saúde da pessoa/comunidade e centrar suas práticas na promoção da saúde, como a educação em saúde. As VD feitas proporcionaram: conhecimento da realidade da população da área, prática da CE em domicílio e observação dos determinantes sociais. Durante o período em que a observação aconteceu, não ocorreram reuniões de capacitação e/ou educação continuada. Isto e a implementação deficiente de Programas de Saúde, problemas de infraestrutura e não valorização adequada da demanda espontânea, mostraram-se como barreiras para maior efetividade do serviço. Ir à ESF Pirajá no período de prática do componente curricular Enfermagem Comunitária II mostrou-se como produtivo, pois possibilitou conhecer, analisar e trabalhar na dinâmica do serviço. REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde).