Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título TRANSMISSÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA CONCEPÇÃO DE PARTICIPANTES DE UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO
Autores
CAROLINA PASSOS SODRÉ (Relator)
THELMA SPINDOLA
NATHÁLIA LOURDES NEPOMUCENO DE OLIVEIRA ANDRÉ
SARAH WERNECK DA COSTA
RAYANNI SAMPAIO TEIXEIRA
HUGO DE ANDRADE PEIXOTO
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Os jovens fazem parte de um grupo prioritário nas campanhas de prevenção do HIV/aids e as instituições de ensino são espaços estratégicos para o desenvolvimento de atividades relacionadas à sexualidade e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Nesta perspectiva o Projeto de Extensão “Quando o assunto é prevenção: dialogando com os jovens acerca das infecções sexualmente transmissíveis” tem o propósito de esclarecer os estudantes universitários sobre as infecções transmitidas pela prática do sexo inseguro. Objetivos: Relatar a vivencia dos graduandos de enfermagem no desenvolvimento da atividade extensionista junto aos jovens universitários. Metodologia: Trata-se do relato de experiência dos integrantes do projeto de extensão que busca esclarecer os jovens acerca das IST e os modos de prevenção. A atividade é realizada em uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, com estudantes regularmente matriculados em cursos de diversas áreas de conhecimento. Resultados: A atividade de extensão inclui dinâmicas, que tem o objetivo de diminuir a timidez do grupo e favorecer a aproximação com a equipe, um momento expositivo onde são apresentados de modo interativo com o grupo o conteúdo acerca da transmissão e prevenção das IST, e uma atividade prática de colocação do preservativo em dispositivo de silicone. Durante todas as atividades observa-se a participação dos jovens que interagem emitindo suas opiniões e fazendo questionamentos. Pode-se perceber empiricamente nesses encontros que os estudantes detêm maior número de informações acerca da Aids quando comparado às outras infecções. Os jovens se mostram surpresos durante a exposição das principais IST evidenciando desconhecer aquelas pouco divulgadas, como a Clamídia. Apresentam desconhecimento quanto ao modo de uso do preservativo feminino, sendo exteriorizado pelo grupo, além do estranhamento, a dificuldade de acesso e manuseio desse recurso para a prevenção das IST. Conclusão: Os estudantes independentemente de serem universitários ou alunos de ensino médio apresentam lacunas de conhecimento em relação à transmissão e prevenção das IST. Nesse contexto, pode-se perceber a vulnerabilidade do grupo às IST, reforçando a importância do enfermeiro nas ações de educação em saúde da população contribuindo para a preservação da sua saúde sexual e reprodutiva.