Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título SAÚDE INDÍGENA: ATIVIDADES DE ENFERMAGEM DESENVOLVIDAS POR DISCENTES EM ALDEIAS INDÍGENAS DE TEFÉ, AMAZONAS
Autores
MATHEUS RJACKAR FERREIRA DA SILVA (Relator)
FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE
KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A promoção da saúde é um modo de pensar e operar articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, essa contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. Objetivo: Relatar as atividades assistências e educacionais desenvolvidas durante as práticas curriculares da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/ISB-Coari-AM). Metodologia: Relato de experiência vivenciado a partir das práticas da disciplina de Saúde Indígena, em aldeias indígenas no munícipio de Tefé-AM, no período de 10 a 15 de setembro de 2016. Resultados: Antes de iniciar a prática acadêmica, os discentes e preceptora da disciplina planejaram as atividades à serem desenvolvidas nas aldeias em Tefé. A turma composta de 23 discentes, foram divididos em 04 grupos. A prática teve duração de 5 dias e foram desenvolvidas atividades assistências e educacionais de Enfermagem, em 4 aldeias no Munícipio de Tefé junto com a equipe multidisciplinar. Na primeira aldeia as atividades assistências foram montadas com os acadêmicos em uma escola, foram realizadas consultas de Enfermagem e busca ativa de crianças para crescimento e desenvolvimento; busca de jovens e adultos para detecção de HPV e coleta de exame citopatológico de colo uterino, que era realizado em locais improvisados, como na escola e nas casas das mulheres. Como não havia maca ginecológica o exame era realizado no chão, para tal a preceptora e alunos fechavam portas e janelas e como foco usávamos lanternas para iluminação. No Polo Base, que fica em uma das aldeias, os discentes foram novamente separados em equipes para realizarem plantão à noite e intervirem caso houvessem intercorrências noturnas. Durante as atividades educacionais, as palestras para a comunidade foram dirigidas às necessidades levantadas pelo Enfermeiro das aldeias - sobre primeiros socorros e infecções sexualmente transmissíveis. As palestras foram avaliadas previamente pela preceptora da disciplina e sugerida uma abordagem ao final das apresentações. Após as palestras todos os alunos convidavam os indígenas para as consultas e intervenções de Enfermagem. Conclusão: A prática em Saúde Indígena nos trouxe mais conhecimentos, pois nos foi oportunizado a convivência com as populações indígenas como também, o entendimento das suas necessidades para assim, pudermos contribuir para a prevenção de agravos e a promoção da saúde dessa população.