Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título SAÚDE INDÍGENA: RELATO DE PRÁTICAS ACADÊMICAS EM ALDEIAS INDÍGENAS DE TEFÉ, AMAZONAS
Autores
MATHEUS RJACKAR FERREIRA DA SILVA (Relator)
FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE
KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Embora nas últimas décadas a população brasileira tenha apresentado melhoras no seu perfil de saúde, tais mudanças não refletem nas condições de vida e saúde dos povos indígenas. Objetivo: Relatar a vivência dos discentes da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM-Coari-AM) em aldeias indígenas do interior do Amazonas. Metodologia: Relato de experiência vivenciado por discentes em práticas da disciplina de Saúde Indígena, da Graduação em Enfermagem, em aldeias e instituições indígenas no munícipio de Tefé-AM, no período de 10 a 15 de setembro de 2016. Resultados: A vivencia proporcionou aos discentes refletir e discutir acerca das políticas indígenas de saúde, da importância do planejamento estratégico e a construção dos distritos sanitários especiais indígenas. A vivencia iniciou após 3 meses de teoria, quando a preceptora e discentes planejaram as atividades a serem desenvolvidas no estágio. Os alunos saíram do município de Coari-AM à noite, por via fluvial, após 15 horas de viagem de barco chegamos ao Município de Tefé-AM, ao meio-dia de sábado. Na primeira aldeia os discentes já encontraram dificuldades ao acesso, tiveram que subir uma escada com mais de 200 degraus, quebrada e em condições inadequadas. No decorrer, foram recepcionados e apresentados as lideranças das aldeias e a equipe multidisciplinar. Os discentes tiveram a oportunidade de visitar todas as aldeias por via terrestre, através de longos quilômetros de caminhada. Foi oportunizado à todos conhecer o cotidiano dos indígenas nas aldeias e algumas repartições indígenas dentro município: CASAI, que apoia as atividades de referência para o atendimento de média e alta complexidade fora da aldeia, não é equipada para prestar assistência; DSEI, unidade gestora com modelo de organização orientado para um serviço que corresponda ao espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional bem delimitado, desenvolvendo atividades técnico-administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social; SIASI, importante sistema de informação em saúde indígena e; CONDISI, onde os discentes participaram de uma reunião do Conselho, cujo objetivo é fazer valer o controle social. Conclusão: A vivência de práticas voltadas à população indígena foi um momento ímpar na graduação, onde podemos desenvolver um olhar mais crítico e humano sobre os povos amazônicos, sobre suas necessidades, desafios e vivência de cada dia.