Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
NEUMA APINAGÉ ARAUJO (Relator)
DALILA SALES DA SOLIDADE
BRENDA NATALLY SANTANA BATISTA
LARISSA DE ANDRADE SILVA RAMOS
TAILANA SANTANA ALVES LEITE
MOANNA MARTINS BARROS
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
O autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma perturbação que afeta o desenvolvimento da criança, instalando algumas dificuldades relativamente a sua educação e posterior integração social (PAREDES, 2012). Diversas abordagens terapêuticas têm surgido com objetivos voltados para o desenvolvimento das pessoas com limitações em suas capacidades de interação social e desempenho cognitivo, habilidades na comunicação e na redução das estereotipias. Dentre essas abordagens se encontra a musicoterapia como alternativa viável e acessível, (SAKURGI, 2015). A mesma pode ser definida como um processo sistemático de intervenção que ajuda na promoção da saúde do cliente por meio de experiências musicais. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo analisar a musicoterapia no tratamento crianças com TEA. O percurso metodológico foi realizado através de busca de publicações referentes ao tema nos bancos de dados a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), LILACS nos anos de 2012 a 2015. Segundo Mendes (2015), em se tratar do desempenho fisco, a música pode contribuir para que a criança especial amplie seus limites físicos, despertando sua consciência perceptiva, seu desenvolvimento da audição e do controle motor. No que se refere ao aspecto emocional, as crianças recebem as sessões de musicoterapia em grupo, e isto tem um aspecto positivo, pois as auxilia no processo de integração e comunicação.Deste modo, a música pode reduzir a tensão e a ansiedade ocasionadas por situações estressantes. Em se tratando de crianças com autismo, o processo de aprendizagem torna-se mais complexo, na medida em que os transtornos de movimento, da postura e complicações associadas interferem na sua independência e autonomia. Portanto, estes fatores podem dificultar o acompanhamento das atividades escolares (PAREDES, 2012). Um dos pontos princípios evidenciados e discutidos pelos autores referiu-se ao fato de que as pessoas são mais felizes e mais capazes de desenvolver seus talentos quando estão seguros e sentem apoio, em caso de surgir alguma dificuldade (SAKURGI, 2015). Portanto, acredita-se que a música pode auxiliar crianças com autismo de forma diferenciada por oferecer recursos motivacionais e adequados. Dessa forma, é importante a abordagem deste tema dentro do contexto de saúde, haja vista que este assunto é uma realidade em muitas famílias em todo o mundo e, necessita ser melhor disseminado.