Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PREVENÇAO DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOELSON DOS SANTOS ALMEIDA (Relator)
NATALINE DE OLIVEIRA ROCHA
ADRIANE DA CUNHA ARAGÃO
GERARLENE PONTE GUIMARÃES SANTOS
RAYLA MARIA PONTES GUIMARAES COSTA
CLEIDIANE MARIA SALES DE BRITO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Educação Popular em Saúde tem sido um dos principais métodos para aliar sabedoria popular com a medicina tradicional nas formas de cuidados, modos de prevenir doenças reemergentes e negligenciadas como Dengue, Zika e Chikungunya. A Política Nacional de Atenção Básica tem como foco ações de promoção, prevenção dos agravos nas diversas fases do ciclo da vida, respeitando a cultura, o território onde os usuários estão inseridos. Os agravos dengue, Zika e Chikungunya são causada pelo mosquito Aedes aegypti motivos de preocupação para a saúde pública. Logo, as estratégias de combate e o seu controle tem sido intensificado nos serviços de saúde e na comunidade buscando despertar os cuidados preventivos coletivos e individuais para que a comunidade se empodere das práticas de saúde aliando a conhecimento popular em saúde. OBJETIVOS: Relatar sobre a experiência com a educação popular em saúde na prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya para a comunidade. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciados por acadêmicos de Enfermagem durante o estágio curricular de Saúde do Adulto e Idoso realizado na Unidade Básica de Saúde Módulo 09 em Parnaíba/PI, com participação de 40 usuários cadastrados na UBS onde buscam atendimento, por meio de atividades de rodas de conversa,dinâmicas, círculos de cultura no período de Maio a Julho/2016. Para coleta de dados utilizou-se o diário de campo para registrar as atividades e por meio dele elaborar as observações realizadas durante as atividades. As ações educativas tiveram como foco o questionamento sobre as doenças, as formas de prevenção (verdades e mitos), as manifestações clínicas e o tratamento. RESULTADOS: As práticas educacionais com participação autônoma da comunidade são importantes para associar o saber popular sobre as doenças de Dengue, Zika e Chikungunya junto à medicina tradicional para desmistificar as formas de prevenção, contágio, manifestação clinica e tratamento. A aprendizagem por meio das metodologias ativas foi importante para direcionar noções de cuidado nas diversas fases do ciclo da vida, dando ênfase nos cuidados preventivos a população especifica, sensibilizando sobre as práticas coletivas e individuais para redução das doenças na comunidade. CONCLUSÃO: A educação popular em saúde é instrumento de grande empoderamento quando aliado a sabedoria popular, podem produzir o autocuidado, reduzir riscos de transmissão das doenças e fortalecer a comunidade na praticas educacionais.