Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Autores
NATANAEL FEITOZA SANTOS (Relator)
FERNANDA MIRELLY FREITAS MENEZES
GABRIELLA CRISTINA MACÊDO CORREIA ANDRADE
TAYRINE SANTOS DE SANTANA
PAULO AUTRAN LEITE LIMA
JULIANA DE OLIVEIRA MUSSE SILVA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
A competência pode ser entendida como conhecimentos agregados a habilidades e atitudes exercidos durante a prática profissional. Desenvolver as competências é papel pessoal do enfermeiro, pois é a partir delas que se constrói um profissional de qualidade com capacidade para gerenciar a unidade e a equipe de enfermagem visando uma boa assistência, devendo começar a ser desenvolvida durante a universidade. O objetivo é descrever as competências gerenciais do enfermeiro de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). Trata-se de uma revisão integrativa, elaborada a partir da leitura de três artigos nacionais, com delimitação de ano de publicação de 2014 a 2016, indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, utilizando os descritores: competência profissional, enfermagem e gestão. As DCNs destacam as seguintes competências e habilidades gerais: “Atenção à saúde”, capacitação dos profissionais para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo; “Tomada de decisão”, capacidade de avaliar, ter pensamento crítico e raciocínio lógico para sistematizar e decidir as condutas mais adequadas; “Liderança”, processo que envolve compromisso e responsabilidade, onde um é induzido a dedicar-se aos objetivos defendidos ou compartilhados pelo líder, para um gerenciamento de modo efetivo e eficaz; “Educação permanente”, deve fazer parte da vivência dos profissionais propiciando crescimento pessoal e profissional por meio de práticas que transforme-os em trabalhadores inovadores, atualizados e capacitados; “Comunicação”, diz respeito ao ato de comunicar-se fora ou dentro da instituição, com clientes e outros profissionais, deve saber se comunicar e gerenciar a comunicação para uma melhor interação e troca de confiança; “Administração e gerenciamento” tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais da informação da mesma forma que devem estar preparados a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde. Conclui-se que as competências ao serem apresentadas pelas DCNs, há um maior incentivo para que o acadêmico busque desenvolver essas habilidades e aplique-as em sua vida profissional, pois é a partir dessas habilidades que se constrói um profissional de qualidade.