Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA PARASITOLOGIA NO CURSO DE ENFERMAGEM
Autores
DEBORAH CRISTINA SANTIN (Relator)
PATRICIA DAIANE ZANINI
RENATA MENDONÇA RODRIGUES
FABIANE PERTILLE
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Parasitologia é a ciência que estuda os organismos vivos capazes de habitar outros organismos e dele tirar proveito¹. No curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) os conhecimentos sobre a parasitologia são ofertados por meio de duas disciplinas: a parasitologia humana I e II, esta oferece aos acadêmicos o estudo da morfologia e biologia dos parasitos, doenças parasitárias humanas, métodos de diagnóstico e controle. A monitoria é um meio utilizado para aliar as aulas teóricas e práticas, integrando e realizando troca de informações entre discentes e docentes, com o intuito de haver uma maior assimilação do conteúdo. Objetivo: Relacionar o conhecimento teórico e prático desta disciplina com a área de formação do enfermeiro, para que o aluno desenvolva habilidade técnica dos conhecimentos passados em sala, de maneira que contribua aos acadêmicos que irão cursar a Parasitologia I e II para um melhor desempenho. Método: O acadêmico-monitor deve estar disponível para monitorias e plantão tira-dúvidas durante 20 horas semanais. Com isso, as monitorias são realizadas através de aulas práticas de microscopia, bem como aulas dinâmicas, e a discussão de estudos dirigidos que os auxiliam para melhorar a interpretação durante as provas teóricas da disciplina. Resultados: No decorrer das atividades ofertadas, notou-se a importância da monitoria devido a comunicação e confiança estabelecida entre o aluno e o monitor, contribuindo para o ensino-aprendizagem e no esclarecimento de dúvidas., tendo em vista que os alunos que participaram dessas monitorias tiveram um melhor aproveitamento do semestre. Conclusões: Contudo, é necessário que o monitor domine o conteúdo, ressaltando a importância desta matéria para instigar o aluno na busca por novos conhecimentos, auxiliando para um futuro profissional com enfoque na atenção primária à saúde, estimulando para o desenvolvimento profissional e de produção científica, trazendo uma breve e simplificada experiência da docência.