Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O ACADÊMICO COMO PROTAGONISTA DE SEU APRENDIZADO ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA EM ENFERMAGEM
Autores
NICOLLY BEATRIZ HACHBARDT (Relator)
ANA CLÁUDIA PEREIRA TERÇAS
VAGNER FERREIRA DO NASCIMENTO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
A sociedade atual é resultado de mudanças que ocorreram historicamente, fruto da adaptação às necessidades e oportunidades que surgem trazendo benefícios aos indivíduos. O ensino não fica distante deste pensamento, é necessário moldar-se as novas tendências pedagógicas objetivando a maior eficácia na formação. A metodologia ativa busca distanciar-se do velho modelo pedagógico no qual o conhecimento era transmitido predominantemente de forma passiva e expositiva, e aproximar-se de um ensino no qual o aluno precisa ser o protagonista de sua aprendizagem; o professor sendo despertador da curiosidade do aluno. O presente estudo busca relatar a experiência acadêmica através da aprendizagem por metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência, construído em junho de 2017, a partir de vivências oportunizadas na disciplina de saúde coletiva do curso bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em referência ao período de março a junho de 2017. Inicialmente houve evidente receio dos alunos com relação à mudança proposta, no entanto desde o momento de sensibilização inicial foi possível perceber que o conhecimento seria construído pelos alunos e não somente verticalizado pelo docente. A apresentação de questões problemas e o constante contato com a prática cotidiana conduziam a observação de diversas realidades. As ações foram estruturadas inicialmente com a teorização do assunto através de estudos de casos apresentados em sala de aula, fornecendo suporte para o levantamento de hipóteses de solução e na aplicação real por meio da intervenção na comunidade, em unidades de saúde da família. Durante todo o processo houve o estimulo à reflexão e à partilha das experiências entre os acadêmicos para que o crescimento se desse não somente de forma individual como também coletivamente, este que utilizou-se de diferentes estratégias tecnológicas. Foi uma experiência diferenciada de aprendizado que envolveu de forma eficaz os docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem. A implementação das metodologias ativas proporcionaram inúmeras reflexões, crescimento pessoal e formação profissional, propiciando também a percepção da autonomia do acadêmico e visão de um novo perfil do profissional de enfermagem. REFERÊNCIAS: HERMIDA, P. M. V.; BARBOSA, S. S.; HEIDEMANN, I. T. S. B. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Rev. Enferm. UFSM, v. 5, n. 4, p. 683-691, 2015.