Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NA PERSPECTIVA TRANSGERACIONAL
Autores
VICTOR ASSIS PEREIRA DA PAIXÃO (Relator)
VERA LÚCIA DE AZEVEDO LIMA
ANDREY FERREIRA DA SILVA
ADRIA VANESSA DA SILVA
EURIANE CASTRO COSTA
RAINE MARQUES DAS COSTA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A violência contra mulher é considerada um problema de saúde pública, frente aos agravos ocasionados pela sua ocorrência e pelo auto custo social para o setor saúde, ocorrendo principalmente dentro das relações conjugais, refletindo em toda dinâmica familiar. Os casos de violência não podem ser associados a uma única causa, vista sua complexidade e multiplicidade de fatores, dentre esses os transgeracionais, onde os comportamentos violentos são reproduzidos por influência de experiências familiares. Diante disso a promoção de espaços para discussão, organizados por acadêmicos e profissionais de saúde junto à comunidade, são de grande valor, pois cria-se um ambiente bem heterogêneo, propício para articulação entre saberes e para troca de experiências, aflorando-se opiniões individuas, que se desconstroem por meio do consenso entre os sujeitos, as rodas de conversa enquanto ferramenta, aplicam-se a esses espaços coletivos, favorecendo o aprendizado mútuo e estimulando a criticidade entre os participantes frente a temáticas como a violência. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos enfermagem na organização de uma roda de conversa, para discussão dos impactos transgeracionais da violência contra mulher. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, apresentando a ação realizada por acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) e profissionais saúde, para uma média de 50 pais, mães e responsáveis de alunos de ensino fundamental de uma escola pública, localizada no Conjunto Julia Seffer no município de Ananindeua-Pará, por meio de uma roda de conversa. RESULTADOS: Através da discursão, procurou-se dialogar com o grupo, questões voltadas para a violência contra mulher, os fatores transgeracionais que exercem influência na reprodução da violência no ambiente familiar e como prevenir esse ciclo. Dessa forma a atividade educativa foi recebida positivamente pelo grupo, evidenciando-se pelo seu envolvimento e suas contribuições, favorecendo o diálogo e estimulando a criticidade. CONCLUSÃO: As rodas de conversa podem ser utilizadas como estratégias para maior compreensão da violência, em um contexto geral e especificamente voltada para a transgeracionalidade, por estimular o empoderamento e enfrentamento dos participantes frente aos problemas apresentados, visando diminuir os agravos, que em casos estremos de violência geram danos físicos aos envolvidos e custos para saúde pública.