Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título AVALIAÇÃO DOS ERROS DA MEDIDA INDIRETA DA PRESSÃO ARTERIAL: DESAFIO NA SEGURANÇA DO PACIENTE
Autores
GUILHERME NASCIMENTO DE AZEVEDO (Relator)
PATRÍCIA COSTA DOS SANTOS SILVA
GRACE KELLY NAVES DE AQUINO FAVARATO
ALINE CRISTINA SOUZA DA SILVA
LÍVIA FERREIRA OLIVEIRA
MARIANE SANTOS BELISÁRIO
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
A medida indireta da pressão arterial atualmente é um dos procedimentos mais utilizados na assistência à saúde, sendo executada pelos diversos profissionais de saúde, sendo que a falha neste procedimento pode interferir na conduta médica, no tratamento e no controle da doença, podendo acarretar danos à segurança do paciente. Dessa forma, o objetivo do presente foi identificar, em artigos publicados, as evidências disponíveis na literatura brasileira sobre a segurança do paciente e os erros da medida indireta da pressão arterial. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma revisão integrativa da literatura, que buscou, a partir dos descritores: blood pressure, education, measurement technique e nurses selecionar produções científicas nas bases de dados da PubMed, SciELO e LILACS. A questão norteadora utilizada neste estudo foi: Quais os principais fatores de erro que influenciam nos valores da medida indireta da pressão arterial e na segurança do paciente? Os critérios de inclusão estabelecidos para este estudo foram: artigos em português, inglês e espanhol disponíveis na íntegra e, produzidos no período entre 2012 a 2017. Os resultados apresentados apontam 54 artigos, após a leitura foram selecionados 15 artigos, os quais responderam a questão norteadora e atenderam os critérios de inclusão. As evidências científicas identificadas nos artigos analisados apontam como principais deficiências em relação ao procedimento da medida indireta da pressão arterial, o paciente manter as pernas cruzadas, a posição incorreta do braço, preferência por dígito terminal zero, manguito inapropriado para a circunferência do braço. Com base nos artigos selecionados conclui-se que há necessidade em se buscar estratégias educativas com o intuito de qualificar os profissionais de saúde para realizarem o procedimento preciso e eficiente, promovendo assim a qualidade da assistência e garantindo a segurança do paciente em relação à identificação do diagnostico médico, tratamento adequado e controle dos problemas de saúde identificados.