Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ENSINO DE MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS A FUNCIONÁRIOS DE CRECHES
Autores
MARIA WILIANE DO NASCIMENTO CUNHA (Relator)
MONIERY DA SILVA SANTOS
JÉSSICA OLIVEIRA DA CUNHA
THAYANE SANTOS SIQUEIRA
DÉBORAH DANIELLE TERTULIANO MARINHO E ALBUQUERQUE
CARLA KALLINE ALVES CARTAXO FREITAS
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Prestador de primeiros socorros é alguém com treinamento formal em cuidados de emergência/urgência que presta os atendimentos iniciais. Crianças e jovens têm sido vítimas de diferentes tipos de acidentes e de violências. As crianças experimentam sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento, havendo maior risco de ocorrer incidentes. A capacitação do leigo para atendimento precoce em situações de emergência é fundamental para salvar vidas. Isto mostra que existe uma necessidade para um público maior estar consciência acerca da importância do conhecimento e da atitude nesta temática. OBJETIVOS: Caracterizar o conhecimento prévio das cuidadoras de creches acerca de primeiros socorros. Promover curso teórico e prático sobre esse tema. Avaliar a eficácia do curso. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-ação, utilizando um questionário estruturado como direcionamento na estratégia de intervenção. Obteve-se um universo de 138 funcionários, vinculados direta ou indiretamente, com o cuidado de crianças, distribuídos nas seis creches públicas, da cidade de Itabaiana-SE, no período de janeiro a novembro de 2016. Mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e respeitando os aspectos éticos elencados pela resolução 466/12, aplicou-se um pré-teste sobre temas de emergência clínica e traumatológica. A partir desse panorama, realizou-se um curso teórico-prático para aprofundar o conhecimento. Ao final, o mesmo teste foi reaplicado. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, com o seguinte CAAE: 58029316.5.0000.5546, sob o parecer: 1.686.057. RESULTADOS: O conhecimento prévio dos participantes foi considerado deficitário, com o curso o aprendizado foi encarado como satisfatório, pois todos puderam treinar as técnicas apresentadas. Os resultados da análise dos questionários apontaram para o aumento do conhecimento em 4,3% no assunto de PCR, 10,9% em convulsão, 20,3% engasgo, 8,7% choque, 12,3% intoxicação endógena e 2,9% exógena, 18,9% fratura, 3,6% hemorragia; quanto ao assunto queimadura, não houve aumento do conhecimento. CONCLUSÃO: O curso apresentou-se como importante estratégia no processo de capacitação, pois aumentou o nível de conhecimentos e práticas sobre os primeiros socorros. Pôde-se perceber um maior empoderamento dos funcionários. Isso possibilita inferir que os treinamentos ampliaram as possibilidades de assistência as crianças diante de uma eventual emergência.