Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE VISITA TÉCNICA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Autores
MIRELLY TAVARES FEITOSA PEREIRA (Relator)
JOICE CLARET NEVES
GIRLANY TAVARES FEITOSA PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A prática na formação profissional do enfermeiro é importante para os sujeitos que desejam ser bons profissionais. É importante identificar a visão dos acadêmicos de enfermagem acerca da visita técnica: se essa estratégia é percebida como uma metodologia de ensino capaz de contribuir para sua formação profissional. OBJETIVO: Relatar a experiência pedagógica durante a visita técnica em uma maternidade pública. METODOLOGIA: Trata-se a um relato de experiência, descritivo fundamentado em uma visita técnica realizada por acadêmicos do curso de enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus da UFAM da disciplina de Saúde Coletiva I em uma maternidade pública na cidade de Manaus. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência pedagógica por meio da visita técnica ampliou os conhecimentos sobre o papel do enfermeiro em uma maternidade pública, alcançando o objetivo da disciplina, permitindo aos alunos uma percepção crítica-reflexiva do mesmo. Notou-se a atuação da enfermagem em setores como a triagem por classificação de risco e as salas de parto humanizado, sendo o enfermeiro o mais capacitado para exercer tal função. A visita foi uma oportunidade aos alunos desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem e vivenciar experiências dos enfermeiros atuantes da unidade. O modo de conversação e interação sustenta todo trabalho em saúde que reafirmam as maneiras de comunicação para uma produção de trabalho em equipe. Na maternidade estão implantados os projetos do MS: Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Rede Cegonha, visando um cuidar na saúde, singular e qualificado, porém observou-se que apesar desses projetos, existem entraves como leitos insuficientes para recepcionar as grávidas, o que não garante a sua proposta. CONCLUSÃO: A visita técnica permitiu que os acadêmicos relacionassem teoria e pratica a práxis do enfermeiro. Foi possível pelas apresentações dos acadêmicos, analisar a organização dos serviços públicos, a partir das diferentes percepções dos grupos, o que favoreceu o processo de ensino–aprendizagem dos acadêmicos de maneira positiva aguçando os conhecimentos teóricos aplicados na prática a partir da observação real e crítica do aluno. REFERÊNCIAS: BADARÓ, C.S.M. Realização de visita técnica na formação de acadêmicos de enfermagem: estudo descritivo. UFJF, 2016. MINISTÉRIO da Saúde. Cadernos Humaniza SUS. V. 3. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Brasília-DF, 2014.