Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
KARLA HELOINA FERREIRA TORRES (Relator)
EDILAENE DE OLIVEIRA SILVA
CARINA RAYANE POMMEREHN
KELLY THAIS PESTANA BESPALHUK
ANA CAROLINA MACRI GASPAR
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: a extensão universitária vem se mostrando uma importante ferramenta para a correlação entre a teoria e a pratica, pois através das experiências desenvolvidas nota-se uma repercussão positiva para acadêmicos e público alvo. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem oriundas da participação em extensão universitária. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência de discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso sobre a vivencia em um projeto de extensão universitária intitulado “Qualidade de vida de idosos institucionalizados”, 2014. O projeto objetiva desenvolver ações para promoção da qualidade de vida destes idosos. As atividades são desenvolvidas em uma instituição de longa permanência e possui em torno de 20 idosos. O mesmo é desenvolvido por acadêmicos de enfermagem sob supervisão docente. As ações são desenvolvidas semanalmente com duração de 2 horas in loco. As atividades propostas são: brincadeiras lúdicas, jogos de quebra cabeça, boliche, jogo das sombras, dominó, baralho, uno, danças e bingos. RESULTADOS: o desenvolvimento das atividades ofertadas pelo projeto de extensão possibilita para as acadêmicas um aperfeiçoamento entre teoria e a pratica além de proporcionar uma aproximação entre alunos e idosos, permitindo que os discentes conheçam mais deste público crescente no Brasil e no Mundo. Além disso, as atividades favorecem o desenvolvimento de novas habilidades como criatividade, organização, liderança e capacidade de trabalhar em equipe, consideradas importantes para a formação e atuação do enfermeiro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: através desta vivência, identificou-se que o projeto de extensão é imprescindível para acadêmicos(as) durante a graduação, pois, o mesmo oferece oportunidade para construção de um amplo conhecimento, experiência, politização, capacitando-os(as) para a vida profissional futura. REFERÊNCIA: BISCARDE, D.G.S.et.al. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Botucatu, v. 18, n. 48, p. 177-186, 2014.