Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MONIERY DA SILVA SANTOS (Relator)
MARIA WILIANE DO NASCIMENTO CUNHA
ANDRIELLY KÉSIA SANTOS DIAS
LUANA SANTOS COSTA
LARISSA MENEZES DA SILVA
DÉBORAH DANIELLE TERTULIANO MARINHO E ALBUQUERQUE
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: As metodologias ativas são utilizadas como instrumento de ensino-aprendizagem para que o aluno possa ter autonomia, sendo o principal responsável pela sua trajetória acadêmica, contando com o professor como um moderador da aprendizagem. Através dessa metodologia, o discente sente-se mais capacitado em ministrar oficinas e palestras acerca da temática de primeiros socorros, disseminando esse conhecimento para que as pessoas leigas possam agir em situações de emergência. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem ao proporcionar um curso básico de primeiros socorros para cuidadores de creches no município de Itabaiana/SE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo das atividades desenvolvidas pelo projeto de Extensão “Socorro nas Creches: Ensino de Medidas de Primeiros Socorros à Cuidadoras de Crianças”, realizado no município de Itabaiana/SE. Trata-se também de um relato de experiência sobre a influência das metodologias ativas de ensino na atuação de extensão dos discentes. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética com o CAAE: 58029316.5.0000.5546, sob o parecer: 1.686.057. RESULTADOS: Foi realizado um curso teórico e prático para os cuidadores de creches, abordando as condutas básicas de primeiros socorros diante de situações clínicas e traumatológicas. Os assuntos abordados foram: convulsão, traumas, fraturas, ferimentos, hemorragia, choque elétrico, desmaio, intoxicação, queimaduras, parada cardiorrespiratória, afogamento e engasgo. No final de cada turno, os participantes eram divididos em salas temáticas para praticar as condutas de primeiros socorros. Ao ministrar o curso teórico e prático, os alunos mostraram domínio dos assuntos e preparados para responder aos questionamentos dos participantes. Estes, por sua vez, se mostraram interessados na temática, por considerarem um tema pouco discutido no meio em que estavam inseridos e que poderão salvar vidas de muitas crianças. CONCLUSÃO: Por fim, este tipo de metodologia ajuda ao discente a desenvolver suas habilidades, dando-lhe segurança para enfrentar as situações inesperadas, tornando-se um profissional com uma visão ampla e holística do meio em que futuramente estará inserido. A partir disso, o aluno sai da posição de receptor de informações para coparticipante do seu próprio aprendizado e multiplicador de conhecimentos, transpondo os limites da universidade e contribuindo para a formação de cidadãos cada vez mais humanizados e dispostos a ajudar ao próximo.