Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE DROGAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES
Autores
MARCUS LUCIANO DE OLIVEIRA TAVARES (Relator)
AMANDA MÁRCIA DOS SANTOS REINALDO
ELIANA APARECIDA VILLA
BELISA VIEIRA DA SILVEIRA
MARIA ODETE PEREIRA
ADRIANO MARÇAL PIMENTA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: a escola é considerada um dos principais locais para a prática de intervenções de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, pois é um dos locais onde o adolescente permanece vinculado por tempo considerável e convive em sociedade, porém, consideramos que para o desenvolvimento de ações educativas é necessário um estudo prévio sobre as representações sociais de adolescentes frente ao uso de drogas, dessa forma, é possível direcionar as ações para as reais demandas a serem abordadas, sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar o nível de informação, crenças e atitudes de adolescentes de nove escolas municipais de Belo Horizonte para, posteriormente, elaborarmos um projeto de intervenção sobre o uso de álcool e outras drogas que seja compatível com a demanda e o público alvo. Método: estudo transversal, descritivo e exploratório com alunos de 10 a 19 anos, cursando o 7º e 8º ano, ou ainda matriculados no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nove escolas municipais de Belo Horizonte. A amostra foi composta por 240 estudantes. Foi aplicado um questionário sobre as características sociodemográficas e a Escala de Representações Sociais do Consumo de Álcool e Drogas em Adolescentes. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, utilizamos ainda testes para verificar a existência de diferença entre médias e correlação entre variáveis contínuas. Resultados: a idade mediana foi de 13 anos e houve predominância do sexo masculino (52,9%). Nessa amostra, 29,2% referiram a utilização de algum tipo de droga na vida, sendo o álcool a de maior consumo (28,3%), seguido pela maconha (8,7%) e tabaco (7,1%). Os resultados apontaram de nível de informação satisfatório, atitudes predominantemente não positivas e neutralidade em relação às crenças com ligeira tendência a sentimentos positivos. Foi identificado ainda que o nível de informação influencia nas atitudes e crenças dos estudantes. Conclusão: a elaboração de um projeto de intervenção baseada no prévio conhecimento da população a qual se deseja abordar torna-se um facilitador no reconhecimento de potenciais fragilidades, dessa forma, possibilita ao grupo de trabalho abordagens direcionadas e potencialmente efetivas.