Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título TOLERÂNCIA SOCIAL DE EDUCADORES QUANTO AO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Autores
MARCUS LUCIANO DE OLIVEIRA TAVARES (Relator)
AMANDA MÁRCIA DOS SANTOS REINALDO
ELIANA APARECIDA VILLA
BELISA VIEIRA DA SILVEIRA
MARIA ODETE PEREIRA
ADRIANO MARÇAL PIMENTA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: a escola é considerada um dos principais locais para a prática de intervenções de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, pois é um dos locais onde o adolescente permanece vinculado por tempo considerável e convive em sociedade, porém, consideramos que para o desenvolvimento de ações educativas é necessário conhecer as crenças, atitudes e percepções dos educadores em relação ao uso de substâncias, uma vez que eles são considerados referência para os estudantes, dessa maneira, é possível direcionar as ações para as reais demandas a serem abordadas, sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar as crenças, atitudes e percepções de educadores sobre o uso de substâncias para, posteriormente, elaborarmos um projeto de intervenção sobre o uso de álcool e outras drogas que seja compatível com a demanda. Método: estudo transversal, descritivo e exploratório realizado com educadores de nove escolas municipais de Belo Horizonte. A amostra foi composta por 38 educadores. Foi aplicado um questionário sobre as características sociodemográficas elaborado pelos pesquisadores e dois instrumentos validados, sendo eles: a Escala de Tolerância Social (ETS) e o Questionário sobre Modelo de Percepção de Brickman, ambos em escala do tipo Likert. Os dados sociodemográficos foram analisados por meio de estatísticas descritivas e os instrumentos analisados por meio da média dos resultados. Resultados: Houve predominância de educadores do sexo feminino, na faixa etária de 40 a 59 anos, casados ou que vivem com companheiro, com 15 a 30 anos de profissão, que conviveram com algum usuário de drogas nos últimos 12 meses e motivados para trabalhar com alunos em uso nocivo de substâncias. Percebeu-se por meio dos resultados da ETS a presença de crenças e atitudes potencialmente estigmatizadoras. O Modelo de Percepção de Brickman corroborou com os resultados da ETS, revelando predominância de percepções de cunho Moral relacionadas ao uso de substâncias. Conclusão: conhecer as crenças, atitudes e percepções de educadores relacionadas ao uso de álcool e outras drogas contribui para a elaboração de projetos de prevenção realísticos e com potencial para impactar de forma positiva no ambiente escolar.