Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título AÇÃO EDUCATIVA ACERCA DOS MITOS E VERDADES RELACIONADOS À GRAVIDEZ E O PUERPÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
INGRID NICOLLE MONTEIRO BARROS (Relator)
BRENDA RAFAELA COUTO LELIS
ANA PAULA OLIVEIRA GONÇALVES
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Com a intervenção de enfermagem, construiu-se uma proposta de ação educativa, direcionando-se ao esclarecimento de dúvidas sobre os mitos e verdades durante o período gestacional e puerperal. A escolha do tema originou-se pelo fato de a cultura local ser rica em crenças, lendas e mitos que rodeiam a gravidez e o puerpério e são repassadas de geração em geração. As lendas criadas misturam fatos reais, e acabaram servindo de respostas para os fenômenos desconhecidos pelo homem, e no passado, até pela própria ciência (COUTO, 1994). Existe a necessidade de conhecer estes mitos para melhor assisti-las. Dentro dessas possibilidades, os Acadêmicos de Enfermagem propuseram uma atividade educativa, para difundir suas propostas junto ao grupo de gestantes, para facilitar sua compreensão e troca de experiências sobre os mitos e verdades durante a gravidez e puerpério. OBJETIVOS: Elaborar e executar um plano de intervenção de enfermagem, para gestantes abordando o tema: “Do imaginário ao real, mitos e verdade sobre a gravidez e o puerpério”, por meio de estratégia educativa participativa. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem para um grupo de gestantes na Unidade Municipal de Saúde. Com o resultado do levantamento, baseados de acordo com os mitos mais frequentes, foram selecionados os mitos e verdades que fariam parte da discussão nos 3 dias em que ocorreram a ação educativa. RESULTADOS: Na realização da ação educativa, verificou-se que o público alvo era participativo e mostrava-se atento as discussões, atingindo os propósitos que eram de esclarecer dúvidas e provocar interação entre a população e a academia. A abordagem do tema resultou no entendimento de duvidas frequentes na gestação e no período puerperal, resultando em benefícios para a mãe e para a criança. CONCLUSÕES: Acredita-se que a abordagem do tema forneceu não apenas o conteúdo verbal, mas também, foi uma atividade que resultou em troca de experiências no sentido gestante e gestantes com a academia. Constamos que o tema em estudo permeia, como uma ideologia, o viver das mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Através disso, constata-se a importância de dinâmicas na educação em saúde que envolve grupo de gestantes, essas mostram-se como uma atividade produtiva que podem prevenir alguns comportamentos prejudiciais às mães e aos bebês, além de criar um vínculo com as participantes e assim maior chance de promover a saúde a nível coletivo.