Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PROPOSTA DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NOS CENTROS CIRÚRGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
HELLOYZA HALANA FERNANDA AQUINO POMPEU (Relator)
SYNDELL DE CÁSSIA CRUZ FERREIRA
WEVERSON OLIVEIRA DA SILVA
WIDSON DAVI VAZ DE MATOS
INGRID MAGALI DE SOUZA PIMENTEL
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: No período pré-operatório é comum o paciente apresentar um grau de estresse decorrente do desconhecimento acerca dos procedimentos e fases do processo cirúrgico. O rompimento do equilíbrio físico e psicológico constitui-se como um evento gerador de medo e ansiedades. Atualmente, é incontestável a interferência do estresse na homeostasia do sistema imunológico. Visto que a assistência tem por objetivo acrescentar, na prática de enfermagem, medidas para reduzir a incidência dos agentes estressores propõe-se a criação de uma tecnologia educativa. Objetivos: Elaborar tecnologia lúdica para diminuir o desconhecimento sobre o procedimento cirúrgico e assim amenizar os níveis dos agentes estressores nas etapas do processo cirúrgico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em abril de 2016, durante as aulas praticas do componente curricular Enfermagem Clinica Médica Cirúrgica, em um hospital do Pará. Observou-se que os pacientes cirúrgicos apresentavam alto índice de estressores frente ao desconhecimento sobre o procedimento ao qual seriam submetidos. Posteriormente, pesquisou-se na literatura acerca do tema e assim foi proposta a criação de uma cartilha educativa que abrangeria cuidados no pré e pós- operatório; a equipe, equipamentos e a estrutura do centro cirúrgico. Resultados esperados: Desenvolver cartilha educativa sobre procedimento cirúrgico para explicar os cuidados e a formação da equipe que atuará durante o ato cirúrgico a fim de diminuir os níveis dos agentes estressores nos pacientes. Conclusão: A influência de agentes estressores faz necessária uma reflexão sobre a importância da assistência de enfermagem no processo cirúrgico e o uso de tecnologias educativas lúdicas para prevenir estressores e complicações, visando o bem-estar do cliente e o sucesso do ato cirúrgico. REFERÊNCIAS: BELLUOMINE, A.S; TANAKA, L. H. Assistência de enfermagem no pré-operatório de cirurgia cardíaca: percepção dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Revista Nursing, v. 65, n.6. p.21-25, 2003.COSTA, V. A; SILVA, S.P; LIMA, V. C. O pré-operatório e a ansiedade do paciente: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo. Revista SPBH, v.13, n.2, 2010. TONIOL. K. E; MACEDO J. I. Analisando a visita pré-operatória de enfermagem: O enfoque do cliente.Centro universitário de Maringá.2007. SOUZA,A.A; FENILI.M. Orientação pré-operatória ao cliente hospitalizado.Revista eletrônica de enfermagem, v.7, n.2,p.215-220, 2005.