Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA SAÚDE MENTAL
Autores
IGOR LOPES BARBOSA (Relator)
ELISÂNGELA STELLET COSTA
BRUNA ALVES FARIAS
CAROLINE MORAES SOARES MOTTA DE CARVALHO
MANOELA ALVES
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Historicamente, a formação dos profissionais de saúde tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras. O processo de ensino-aprendizagem, tem se restringido, muitas vezes, à reprodução do conhecimento, no qual o docente assume o papel de transmissor e o discente de receptor. Visando a mudança desse paradigma, os estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu, durante o 4º e 5º período, nas disciplinas de saúde mental I e II, são divididos em grupos para apresentar seminários de temas proposto pela professora, utilizando metodologias ativas. Esse relato é de um dos grupos dessas apresentações, durante os semestres de 2014.2 e 2015.1. Objetivo: Descrever a experiência adquirida, enquanto acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem, da aplicação de metodologias ativas na elaboração de seminários nas disciplinas de saúde mental. Metodologia: No referido período foram desenvolvidos seminários com bases nas metodologias ativas, no semestre 2014.2, foi elaborado uma peça de teatro, tendo como tema a III Conferência Nacional de Saúde Mental e, no período de 2015.1, foi elaborado dois trabalhos, um para o primeiro trimestre e outro para o segundo trimestre, no primeiro, foi elaborado um teatro de fantoches, tendo como tema “Alterações de Pensamentos” e, no segundo, foi realizada uma apresentação dinâmica, com luzes e bonecos de isopor, tendo como tema “As Principais Demências”. Resultados: Durante a construção dos seminários, adquirimos inúmeras experiências, dentre elas: o trabalho em equipe, a discussão de ideias e junção delas para se chegar a um senso comum, a concepção do trabalho para ser executado dentro do tempo proposto e levando em consideração as limitações de cada integrante do grupo. Conclusão: As experiências adquiridas com esses seminários contribuem para a formação competente do enfermeiro. O processo de educar, devido a múltiplos fatores (como a rapidez na produção de conhecimento, a provisoriedade das verdades construídas no saber científico e, principalmente, da facilidade de acesso à vasta gama de informação) deixou de ser baseado na mera transmissão de conhecimentos. Com o emprego das metodologias ativas nos seminários, a qualidade da formação do futuro profissional melhora, pois o estudante é o principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado.