Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
THAÍSE ALMEIDA GUIMARÃES (Relator)
ANDRÉA DE JESUS SÁ COSTA ROCHA
GISELY DE JESUS FONSECA MORAIS
JOSAFÁ BARBOSA MARINS
PATRÍCIA DE FRANÇA COSTA
LENA MARIA BARROS FONSECA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: educação em saúde é um processo sistemático e contínuo que objetiva o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos no cuidado com a saúde. A implementação de ações de educação em saúde acerca do aleitamento materno é um desafio e precisa ser estimulada. OBJETIVO: descrever a prática de educação em saúde acerca do aleitamento materno em um Hospital Universitário. MÉTODO: relato de experiência acerca da educação em saúde realizada com puérperas no alojamento conjunto de um Hospital Universitário, no período de março a junho de 2016. RESULTADOS: o Hospital Universitário em questão propõe que os profissionais realizem abordagem às puérperas, individual ou coletivamente, utilizando as mais diversas formas de educar. Essa abordagem deve ocorrer com todas as puérperas, de preferência o mais precocemente possível, para que o aleitamento materno se inicie e permaneça durante e após a internação. Diante dessa proposta, busca-se realizar educação em saúde no momento da admissão da puérpera no setor. Posteriormente, para avaliar a efetividade das orientações fornecidas, realizam-se perguntas referentes aos assuntos abordados e solicita-se que a puérpera demonstre a forma como irá amamentar seu bebê. Nesse momento, as mamas são avaliadas e verifica-se se a posição e pega estão corretas. Caso contrário, a puérpera é auxiliada e proporciona-se espaço para colocações e perguntas. Além das orientações individuais, são realizadas palestras em grupos, o que permite o compartilhamento de saberes. Observa-se uma boa recepção pelas puérperas, as quais na maioria das vezes se mostram interessadas e cooperativas. No entanto, devido à rotina do setor, encontram-se algumas dificuldades, especialmente quanto ao tempo para realizar as devidas orientações. CONCLUSÃO: ressalta-se que a educação em saúde compreende oportunidades de aprendizagem para obtenção de resultados positivos. Diante disso, tem-se observado uma melhoria do conhecimento da puérpera em relação ao assunto abordado. Sendo assim, é essencial que a educação em saúde seja estimulada e realizada de forma contínua. REFERÊNCIA: TRINDADE, E.P. Redescobrindo a educação em saúde como ferramenta de trabalho do agente comunitário de saúde. [Dissertação]. Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Natal, 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: MS, 2009.