Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título UTILIZAÇÃO DA LEITURA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA ADESÃO AO TRATAMENTO DE UM ADOLESCENTE PORTADOR DE HIV/SIDA
Autores
FLAVIO BISPO DE LIRA (Relator)
PAULO EDUARDO BASTOS BARBOSA SILVA
MAGDA DE MATTOS
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Adolescente, portador do vírus HIV há dois anos, não houve procura do tratamento considerando a falta de informação e o seu vínculo frágil com a família devido sua orientação sexual. Iniciou um processo de sensibilização através de orientações quanto ao Tratamento Antirretroviral, a importância da adesão deste. A sensibilização do adolescente foi possível utilizando-se um livro denominado: â??Um livro para ser entendidoâ? em que o seu autor relata a vida de pessoas da mesma orientação sexual e portadoras do vírus HIV. Após o contato do adolescente com o conteúdo do livro observou-se interesse do mesmo em sua recuperação e melhora no diálogo familiar com evolução nítida de melhora do quadro. OBJETIVO: Relatar a experiência de um enfermeiro residente inserido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atuou no processo de adesão ao tratamento de um adolescente portador do HIV, internado por diagnóstico de Pneumocistose. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca de uma intervenção realizada pelo enfermeiro residente na UTI em que se utilizou a leitura como ferramenta educativa na intencionalidade de compreensão do tratamento antirretroviral. RESULTADOS: No decorrer do diálogo realizado para subsidiar informações para o histórico de enfermagem, o paciente portador do vírus HIV há dois anos, sem o tratamento, considerando vínculo rompido com sua família, orientação sexual e medo. Iniciou um processo de sensibilização através de orientações quanto ao Tratamento Antirretroviral, a importância da adesão e tratamento. A sensibilização do adolescente foi possível utilizando-se um livro denominado: "Um livro para ser entendido" em que o seu autor relata a vida de pessoas da mesma orientação sexual e portadoras do vírus HIV. Após o contato do adolescente com o conteúdo do livro observou-se interesse do mesmo em sua recuperação e melhora no diálogo familiar com evolução nítida de melhora do quadro. CONCLUSÃO: Os conceitos sobre saúde, doença e tratamento comportam um papel nas práticas sociais em que o enfermeiro também está envolvido, e tem como responsabilidade fornecer informações para manter a qualidade de vida do ser humano. A forma como é realizado o acolhimento são fundamentais na garantia do processo de adesão à um determinado tratamento independente a escolha da ferramenta utilizada para subsidiar uma abordagem.