Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÃO DA LUDOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA
Autores
VALERIA MUNIK CASTRO DASILVA (Relator)
THIAGO WILLIAM BARROS CUNHA
MARCOS VINICIUS COSTA FERNANDES
RONILDO OLIVEIRA FIGUEIREDO
LARA ABREU RIBEIRO ALVES
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Brincar é uma atividade normal ao comportamento infantil, e por meio desta ação a criança consegue desenvolver suas potencialidades, como trabalhar suas limitações, desenvolver habilidades sociais, cognitivas e físicas, é um excelente instrumento facilitador no desenvolvimento de atividades lúdicas, podendo ser utilizado em diversos momentos, tais como, no brincar espontâneo, atividades terapêuticas, dentre outras. A hospitalização é uma situação muito estressante para a criança, podendo determinar agravos emocionais, caso não haja uma atenção adequada levando em conta a situação da criança por parte da equipe de saúde que a assiste, sendo assim a assistência de enfermagem deve ultrapassar os cuidados físicos e o conhecimento em relação a doença e das intervenções terapêuticas realizadas. A ludoterapia visa quebrar a barreira criada entre profissional e criança, visando amenizar o estresse, ansiedade, medo, deixar o ambiente mais leve, transformando o medo em confiança e principalmente facilitar a assistência e recuperação do menor. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a atividade lúdica como ferramenta para a assistência de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca do projeto Doutores da Enfermagem, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de março de 2017 a maio de 2017 em um centro de referência em oncologia. RESULTADOS: Foi constatado o papel fundamental da ludoterapia no ambiente hospitalar, de início as crianças se mostravam tímidas, mas ao longo das atividades realizadas, notou-se uma demonstração positiva por parte da crianças e seus acompanhantes, os menores demonstraram interesse pelos personagens apresentados e por sua vez apresentavam propostas de brincadeiras na qual os mesmos eram personagens principais, no fim das atividades, pode-se notar que as crianças, em sua maioria, estavam menos apreensivas, mais animadas, com um nível de confiança bem melhor e menos ansiosas. CONCLUSÃO: Essa experiência mostrou a toda equipe que um simples gesto de brincar é capaz de mudar o dia de uma criança que é submetida a tantos procedimentos causando-lhes diversos traumas, medos, angústia e entre outras situações atípicas a sua idade.