Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO RESIDENTE EM ONCOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-CUIDADO-APRENDIZAGEM : RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARÍLIA MONTEIRO DOS SANTOS (Relator)
ALINE GONÇALVES DA COSTA
PRISCILA CRISTINA SOUSA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Residência Multiprofissional em Saúde com área de concentração em Oncologia é uma modalidade de treinamento em serviço, tendo como base a aprendizagem pela prática cotidiana com dedicação exclusiva, Assim, objetiva-se relatar a experiência de enfermeiros residentes em oncologia do HUJBB e as contribuições desse processo ensino-aprendizagem. Relato de experiência: O enfermeiro residente a cada mês perpassa por diversos cenários de prática, entre eles: Unidade Ambulatorial de Cirurgia, Clínica Cirúrgica, Clínica de Pneumologia, Centro Cirúrgico, Clínica de Mastologia e Urologia, Centro de Terapia Intensiva, Quimioterapia, Radioterapia, além da atenção primária, unidades especializadas e intercâmbio de um mês no INCA. As aulas teóricas são intercaladas com o ensino em serviço e os plantões de finais de semana. As principais atividades desenvolvidas: consultas de enfermagem com vistas ao autocuidado, educação e acolhimento para melhor enfrentamento do adoecer com câncer; assistência ao paciente oncológico no pré, trans e pós operatório. Assistência na quimioterapia e radioterapia, ações de educação e saúde, entre outros. Discussão: A vivência na residência contribui para o fortalecimento do aprendizado residente/preceptor visto que o processo de aprendizagem requer trocas, onde ambos são beneficiados. Assim, a residência melhora a qualidade de aperfeiçoamento, propiciando a melhor relação teoria/prática, onde o residente funciona como um elo entre o serviço de assistência e de gerência, além de incentivar o interesse pela pesquisa e gestão em saúde.