Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título SAÚDE DA CRIANÇA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Autores
FRANCISCO JOSE DE LUNAS JUNIOR (Relator)
FRANCISCO JOSE DE LUNAS JUNIOR
FRANCISCO PLACIDO NOGUEIRA ARCANJO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A prática da assistência de enfermagem pediátrica compreende todas as características que envolvem a criança em seus diversos contextos. Nessa perspectiva torna-se relevante lecionar disciplinas voltadas ao cuidado de enfermagem a criança com exploração de conteúdos específicos voltados para a assistência integral, a fim de compreender suas peculiaridades e vulnerabilidades. OBJETIVO: Relatar uma experiência didática de um componente curricular voltado para a saúde da criança na formação de técnicos em enfermagem. METODOLOGIA: Relato de experiência desenvolvido em uma Escola Estadual de Educação Profissional, na cidade de Ipu - CE, durante o ensino da disciplina de Cuidados de Enfermagem à Criança e ao Escolar (80 horas aula), enquanto componente da grade curricular do curso Técnico em Enfermagem, realizado em Janeiro a Março de 2016. Participaram do estudo 37 alunos, do 2º ano da referida escola. Foi utilizado o método da observação participante e domínio dos alunos durante apresentações de seminários/atividades ao final da unidade didática sobre os temas abordados em sala. RESULTADOS: Ao longo das atividades propostas os alunos apresentaram conhecimento teórico e prático sobre assuntos ensinado ao longo das aulas e que são fundamentais para o cuidado da saúde da criança pela enfermagem. Conteúdos mais citados e compreendidos: Estatuto da Criança e do Adolescente, Crescimento e Desenvolvimento Infantil, Puericultura, Aleitamento Materno, Sinais e Sintomas de risco ao recém nascido, Medidas Antropométricas, Doenças preveníveis pela vacinação, Administração de imunobiológicos e Calendário Nacional de Vacinação. CONCLUSÃO: Foi verificado que os alunos compreenderam o papel da enfermagem enquanto promotora da saúde da criança, bem como a responsabilidade e compromisso em acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil aliado a identificação de fatores previsíveis e imprevisíveis. Nessa perspectiva os alunos compreenderam e adquiriram a capacidade de reflexão sobre a situação de saúde da criança, bem como serem aptos a desenvolver ações de assistência de enfermagem adequada para as crianças nos serviços de saúde.