Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título FATORES QUE POSSIBILITAM A ASSISTÊNCIA SATISFATÓRIA DOS ENFERMEIROS NA ESF DAS ILHAS AMAZÔNICAS DE BELÉM
Autores
MAX MULLER FERREIRA TAVARES (Relator)
HIRLA BEATRIZ SILVA BARROS
JHONATAN PEREIRA SOUZA
TATIANE SARAIVA SERRÃO
TAMIRES DE NAZARÉ SOARES
MARGARETH BRAUN IMBIRIMBA
Modalidade Pôster
Área Trabalho, Ética e Legislação profissional
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como finalidade contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da Atenção Básica (AB) em conformidades com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando uma nova dinâmica de atuação nas Unidades Básica de Saúde (BRASIL, 2012). Tendo o Enfermeiro como o profissional que conduz as atividades diárias e proporciona o excelente andamento da ESF (BRASIL, 2000) Objetivo: Conhecer a satisfação dos profissionais enfermeiros em relação a sua atuação na ESF das Ilhas Amazônicas de Belém; Metodologia: Trata-se de um estudo Descritiva com abordagem Qualitativa e Quantitativa onde foram analisados através de um questionário, 11 enfermeiros com, o tempo de serviço sendo no mínimo dois anos de trabalho no local de atuação. A coleta de dados ocorreu nas Unidades da ESF das Ilhas Amazônicas de Belém (Ilha do Mosqueiro e Cotijuba ambas banhadas pelas águas da Baía do Marajó, Ilha do Outeiro banhada pela Baía do Guajará e Ilha do Combú, nas águas do rio Guamá) localizadas no município de Belém/PA. Resultados Quando perguntamos aos enfermeiros se eles estavam satisfeitos em trabalhar na ESF das ilhas Amazônicas de Belém, levando em consideração o aspecto pessoal, de 100% que equivale a 11 enfermeiros, 36,4% (4) estavam satisfeitos; umas das enfermeiras relataram que a equipe é muito competente é algo que pra ela como enfermeira deixa muito satisfeita. Em se tratando de outros aspectos como o local de trabalho e a população atendida 55,5% estavam satisfeitos com seu local de trabalho e a população, sendo que uma das enfermeiras relatou que a satisfação vinha de duas vertentes: em gostar de assistir o ser humano e ganhando experiência e se identificando com a população atendida. Os enfermeiros estavam satisfeitos com o trabalho que executam, e referem excelentes relacionamentos interpessoais com as comunidades e equipe de trabalho. Conclusão: Entende-se a satisfação como um estágio de entusiasmo, alegria ou gozo com a realização de um objetivo ou meta muito desejado. Ligando-se ao nível de expectativa do individuo em relação as suas conquistas, podendo perceber esse fato quando observado diferentes níveis de satisfação mesmo em indivíduos que pleiteiam algo em comum.