Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTO E ACESSO DOS ENFERMEIROS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
Autores
JOSAFA BARBOSA MARINS (Relator)
MARIA DO CARMO RODRIGUES ARAÚJO
MILENE MENDES LOBATO
LARISSA CRISTINA RODRIGUES ALENCAR
THAÍSE ALMEIDA GUIMARÃES
ANDREÁ DE JESUS SÁ COSTA ROCHA
Modalidade Pôster
Área Trabalho, Ética e Legislação profissional
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: a palavra ética vem do grego ethos, que significa hábito ou costume. É o domínio da filosofia responsável pela investigação dos princípios que orientam o comportamento humano. A ética esta inserida nas diversas áreas de atuação do enfermeiro, tendo em vista sua importância faz-se necessário compreender sobre o conhecimento e acesso às informações por parte dos profissionais. OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento e como ocorre o acesso dos Enfermeiros ao Código de Ética de Enfermagem. MÉTODOS: estudo descritivo de abordagem quantitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário semi –estruturado aplicado aos enfermeiros. A interpretação se deu por meio do Programa Microsoft Excel versão 2015. A pesquisa foi apreciada pelo CEP e aprovada com parecer nº 1.502.363. RESULTADOS: Dentre os participantes, 26 (86,6%) eram do sexo feminino, a idade variou de 18 a 46 anos. Destes 18(60%) possuem entre 5 a 10 anos de formação. Quanto a experiência na assistência 15 (50%) possuem 5 anos ou mais. 50% dos Enfermeiros referem não possuir conhecimento ético suficiente para prestar assistência ao sair da graduação. 46,6% afirma possuir um bom acesso as informações do CEPE através da graduação, internet, livros. 73,33% dos Enfermeiros afirmam atualmente possuir um bom domínio ético. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo concluíram que poucos enfermeiros, ao se formar, sentiam-se preparados para prestar assistência baseados nos preceitos éticos. Percebeu-se também que a experiência adquirida ao longo da profissão, os torna mais preparados para lidar com a temática. Evidenciou-se a importância do estudo da ética durante a graduação para o enfrentamento que a prática exige. Esta temática precisa ser trabalhada de forma mais concreta na formação dos profissionais e nas instituições de saúde utilizando ferramentas que construam uma visão crítica e uma assistência de qualidade e segura. REFERÊNCIAS: 1. Carapeto C, Fonseca F. Ética e deontologia - Manual de formação. Ordem dos Engenheiros Técnicos - OIT, Lisboa, Novembro/2012, 8 p. 2. Fernandes JCPRM. Formação de competências éticas na licenciatura em Enfermagem: uma revisão de literatura. Porto. Monografia - Faculdade de Ciências da saúde, Universidade Fernando Pessoa; 2015.