Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM COMO MEDIADOR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
KELLVEN RIVAS DE OLIVEIRA PARDAUIL (Relator)
DAYVID DA SILVA LOBATO
DANYLO RAFAEL CARDOSO DE OLIVEIRA
CAMILA RIBEIRO MESSIAS
RUAN RODRIGUES FELICIDADE
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é o portal principal de acesso do ser humano ao conhecimento e à saúde. Em sua atuação profissional, o enfermeiro é um dos mediadores que podem fazer com que essas informações cheguem ao usuário de forma direta, criando um vínculo através de práticas educativas aplicadas em diversos espaços, e um desses é estratégico: a sala de aula. Buscar aplicar estratégias de promoção da saúde através da educação de crianças dentro da sala de aula, mostra-se como uma ferramenta que surte seu efeito a longo prazo, que formará adultos conscientizados sobre o processo saúde e doença e medidas profiláticas para manutenção da saúde. OBJETIVO: A finalidade deste relato é mostrar a importância da presença do profissional de enfermagem nas salas de aula como carreador da educação em saúde no sistema educacional. METODOLOGIA: Experiência vivenciada por acadêmicos do curso de bacharelado de enfermagem durante período de práticas educativas em enfermagem, aplicados em escolas públicas da região periférica do município de Belém do Pará. RESULTADOS: Pudemos observar que há uma boa aceitação por parte dos alunos e professores das escolas públicas quando o assunto é educação em saúde. A atenção que é devolvida ao profissional de saúde que está aplicando suas práticas educativas dentro de sala de aula é notável quando se tem um retorno positivo dos alunos através da participação nesse processo educativo. Quando o aluno leva o conhecimento sobre saúde adquirido para casa, o que há envolto é a importância de o profissional sair da unidade de saúde e ir em direção ao leito da educação, fazendo com que seu processo de cuidar chegue a quem mais necessita. CONCLUSÃO: Prevenir sempre foi uma estratégia utilizada para enfrentar o aparecimento de doenças, porém, práticas educativas fora do ambiente de saúde se mostram como estratégias que podem ter efeitos positivos mais abrangentes quando o profissional leva essas informações para os estudantes, e consequentemente os estudantes as levam para o interior de seu leito familiar, formando assim um ciclo que intervém diretamente na profilaxia de doenças casuais preveníeis somente com a educação em saúde.