Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Autores
TIAGO JOSÉ SILVEIRA TEÓFILO (Relator)
JAMAYANA LIMA DE SOUZA AMARAL
KENYA DE LIMA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Na formação dos profissionais de saúde deve-se tomar como eixo a educação de adultos, o que pressupõe a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Tais metodologias destinam-se a formação dos sujeitos de forma ampliada para o contexto das necessidades de saúde (TEÓFILO, DIAS, 2009). Filmes têm sido utilizados como recurso pedagógico na formação na área da saúde, estes ajudam no desenvolvimento das relações humanas, na capacidade de reflexão e abstração, além disso, é uma atividade lúdica e prazerosa (OLIVEIRA et al, 2012). Objetivo: Relatar a experiência da vivência da viagem cinematográfica como estratégia de ensino-aprendizagem nas atividades do curso de especialização em preceptoria no SUS. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência com profissões da saúde, de diferentes áreas, que utilizou o filme um Golpe do Destino. O filme foi exibido em sala, nas atividades de cineviagem, no dia seguinte foi realizada a reflexão em pequenos grupos. Para descrição da experiência foram utilizados os sentimentos descritos em tarjetas de papel, partilhado no grupo e as reflexões nessa partilha, a análise dos sentimentos, seguiu o agrupamento por semelhança. Salienta-se, que foi solicitado aos participantes, o consentimento para publicação das reflexões. Resultados: O agrupamento resultou na descrição de sentimento de empatia e valorização das coisas simples, refletir sobre a postura do profissional enquanto ser humano e do cuidado enquanto possibilidade de encontros com outro. A importância sobre o que está implícito, o respeito a dor, a afetividade, a solidariedade; A religiosidade para além da ciência, a fé enquanto experiência do outro na vivência do cuidado. Conclusões: A discussão sobre os sentimentos e sua relação com a subjetividade despertou reflexões sobre o cuidado em saúde e a sensibilidade da vida humana em suas diversas interações consigo mesmo e com os outros. O estímulo da linguagem audiovisual gerou experiências de aprendizagem com desenvolvimento de habilidades afetivas. Referências: TEOFILO, TJS; DIAS, MSA. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da UVA-CE. Interface (Botucatu). 2009, v.13, n.30, p.137-151. OLIVEIRA, PMP; et al. Uso do filme como estratégia de ensino-aprendizagem sobre pessoas com deficiência: percepção de alunos de enfermagem. Esc. Anna Nery. 2012, v.16, n.2, p.297-305.