Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título DESENVOLVIMENTO DE UM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Autores
SILVIO CESAR DA CONCEIÇÃO (Relator)
MONYQUE EVELYN DOS SANTOS SILVA
ANDRÉA DA SILVA GOMES LUDOVICO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: o processo de enfermagem é uma maneira sistematizada de organizar a assistência da enfermagem segundo a metodologia científica. Implementar o ensino do processo de enfermagem associado à utilização das linguagens padronizadas tem sido um desafio para os docentes dos cursos de graduação, tornando-se um problema de grande relevância que carece de atenção.Objetivo: o objetivo deste estudo voltou-se para o desenvolvimento de um prontuário eletrônico destinado ao ensino do processo de enfermagem associado às linguagens padronizadas.Método: trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, voltada para o desenvolvimento de um produto destinado ao o ensino de graduação em enfermagem. O prontuário eletrônico foi construído no software Epi Info 7, disponibilizado gratuitamente pelo Centers For Disease Control and Prevention (CDC). Foi desenvolvido um conjunto de formulários destinados ao registro de informações sobre os clientes fictícios internados em unidades críticas.Resultados: A janela de entrada do prontuário eletrônico permite que o aluno escolha entre pesquisar um paciente através do nome ou do número de registro ou fornecer editar os dados de um paciente (inclusive registrar novos pacientes). A área de registro permite que o professor inclua registros e prescrições médicas para o paciente. O registro do histórico de enfermagem é norteado pelos padrões de saúde funcional de Marjory Gordon, os diagnósticos de enfermagem seguem a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), o planejamento de enfermagem segue a Nursing Outcomes Classification (NOC) e as intervenções de enfermagem seguem a Nursing Interventions Classification (NIC). Para a avaliação de enfermagem não é utilizada linguagem padronizada até o momento. O prontuário permite que os acadêmicos construam o plano diário de cuidados e realizem o aprazamento das atividades. No ambiente de análise do software Epi Info, os docentes podem acompanhar, através de análise estatística, os resultados dos registros realizados pelos estudantes, identificando dados prevalentes, como diagnósticos e intervenções.Conclusões: Foi possível desenvolver de maneira satisfatória o prontuário eletrônico voltado para o ensino do processo de enfermagem. Como a área de atuação principal dos docentes envolvidos é a unidade de terapia intensiva, o histórico de enfermagem norteia a coleta de dados para pacientes críticos.