Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título INICIAÇÃO CIENTIFICA EM UM PROJETO DE PESQUISA ACERCA DO ENSINO DA LIDERANÇA NA ENFERMAGEM
Autores
MAGDA FERREIRA CERQUEIRA (Relator)
PAULA LUIZA SANTOS DA HORA
EDLANEISE DA SILVA SANTANA
VANESSA ROCHA BOAVENTURA
IANA EGLEN ABBUD VIANA
SIMONE COELHO AMESTOY
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: a participação em projetos de iniciação científica é voltada para estudantes das universidades brasileiras como uma atividade realizada durante a graduação, na qual o discente é iniciado no universo da ciência, e vivência experiências vinculadas a um projeto de pesquisa, elaborado e desenvolvido sob a orientação do docente. Objetivo: entender a relevância da iniciação científica para estudantes de graduação em enfermagem, em um projeto de pesquisa voltado para o estudo do ensino da liderança em uma universidade pública da Bahia. Metodologia: as estudantes iniciaram suas atividades na iniciação científica em março de 2016. Primeiramente foram realizadas leituras e buscas de artigos científicos em bases de dados para melhor compreensão e domínio da temática liderança, após esta etapa iniciou-se a coleta de dados com os discentes da instituição por meio de entrevista semi-estruturada. Em seguida, ocorreram as transcrições e análises das entrevistas e produção de artigos, bem como, elaboração de resumos para eventos científicos. Dentre as atividades exercidas, houve também a participação nas reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem – GEPASE. Resultados: a inserção das graduandas no projeto de iniciação científica oportunizou o hábito de leitura de artigos, compreensão da metodologia da pesquisa qualitativa, estimulou o interesse pela produção acadêmica, ampliando de forma significativa seu olhar sobre o universo da ciência. Possibilitou ainda o exercício da responsabilidade e disponibilidade para o cumprimento das tarefas, assiduidade e pontualidade nos compromissos que envolvem o projeto, colaboração com colegas do grupos e estreitamento da relação docente/discente. Conclusão: foi possível adquirir conhecimento por meio da participação do projeto de iniciação cientifica acerca da liderança e sua importância em todas as atividades do enfermeiro sendo capaz de unir o grupo, de representar e de conduzir em busca de seus objetivos e anseios em comum, mantendo relações interpessoais positivas. Entende-se também a importância da inclusão do graduando em enfermagem na participação de grupos de pesquisa pois possibilita desenvolvimento da análise crítica, escuta, fala, maturidade intelectual e entendimento da ciência.