Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título IMPORTÂNCIA DA MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIA TATIANA GUIMARÃES DA COSTA (Relator)
BIANCA JARDIM VILHENA
WAGNER FERREIRA MONTEIRO
ADERLAINE DA SILVA SABINO
ANA PAULA RUNFE
DISLEY FERNANDES ALVES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O exercício da monitoria é uma oportunidade para o acadêmico desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados1. A monitoria possibilita ao monitor o desenvolvimento de habilidades e competências, produção de conhecimentos e integração da teoria com a prática. Objetivos: Descrever, através de relato de experiência, a vivência durante monitoria voluntária pelo curso de enfermagem realizado no Centro Universitário Luterano de Manaus no período letivo de 2017/1. Metodologia: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência da prática de monitoria pela disciplina de Módulo de Prática Supervisionada em Semiologia com carga horária de 68hrs pelo Centro Universitário Luterano de Manaus. Resultados: Durante a academia se faz necessário evoluir progressivamente, por isso novos desafios são sempre estimulados. As atividades extracurriculares proporcionam ao aluno dinamismo, responsabilidade e desenvolvimento. A monitoria voluntária agrega valores e faz com que a integração do aluno com corpo docente incentive a prática do ensino e aprendizagem, pois integra os vínculos entre aluno/monitor e monitor/docente, facilitando o desenvolvimento do saber. Conclusão: A monitoria voluntária privilegia o acadêmico desde a construção em trocas de conhecimento, até a obtenção de títulos que servirão para enriquecimento curricular. Deste modo é relevante o incentivo a prática de monitoria, bem como outras atividades extracurriculares como forma de ampliar o ensino- aprendizagem, estimular o crescimento e mostrar que cientificidade do conhecimento deve estar sempre em consonância com qualquer atividade desenvolvida. REFERENCIAS: 1. Assis LMLM. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Universidade Potiguar-UNP, Campus Mossoró, Ano 3, n° 2, abr. /set. 2014, APUD FD, et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. Enferm. Uerj, 2006; jul.-set;14(3):391-397.