Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título DOUTORES DA ENFERMAGEM - A TERAPIA LÚDICO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Autores
THIAGO WILLIAM BARROS CUNHA (Relator)
THIAGO VITAL BARROSO
MARCOS VINICIUS DA COSTA FERNANDES
CARLA REBECA DA SILVA CAMPOS
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O lúdico é um trunfo no processo de adaptação e aceitação por parte da criança ao ambiente hospitalar uma vez que promove a interação entre criança, família e profissional, tornando o ambiente alegre, agradável e descontraído, favorecendo o tratamento, além de retirar, mesmo que momentaneamente, o foco da doença. O projeto Doutores da Enfermagem, visa transformar o clima estressante do ambiente hospitalar em um clima acolhedor e harmonioso, realizando a interação entre a família, paciente e profissional. Objetivo: Relatar a experiência sobre a atividade lúdica como ferramenta para a assistência de enfermagem pediátrica. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de um relato de experiência acerca do projeto Doutores da Enfermagem, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de abril a outubro de 2016 no Pronto Socorro da Criança da Zona Sul. Resultados: A prática lúdica demonstrou-se eficaz, tendo em vista a participação e aceitação das crianças e familiares. Há a mística por parte de alguns profissionais de que se trata apenas de brincar, todavia o lúdico é ciência, uma vez que facilita o entendimento do menor a situação ao qual está vivenciando, motivando-o a aceitar e prosseguir o tratamento no ambiente intra e extra-hospitalar. Considerações: O lúdico no ambiente hospitalar proporciona a melhor compreensão e aceitação da criança ao novo ambiente e tratamento a qual está sendo submetida, cabendo ao enfermeiro ser o protagonista , pondo em prática os ensinamentos da sala de aula dentro da enfermaria a qual coordena , estimulando a sua equipe a realização adequada da ciência do lúdico.